Revisão de carros: quando fazer e o que ter atenção

A revisão de carros é como uma manutenção preventiva. É nela que se verifica uma séries de itens indispensáveis para o funcionamento do veículo, para se certificar de que o seu carro esteja sempre em dia com as especificações do fabricante. Além de garantir mais segurança para as suas viagens, fazer a revisão também evita que você se depare com imprevistos, como o carro pifar a caminho de um compromisso importante ou mesmo prejudicar aquela viagem de férias que você tanto planejou.

Com certeza você já ouviu falar da importância deste procedimento mas talvez não entenda quando deve fazê-lo e quais são os principais pontos a serem observados. Foi pensando nisso que nós, aqui da DRS CAR, separamos algumas dicas sobre a revisão de carros. Confira!

Quando fazer a revisão do carro?

Conforme o veículo vai sendo usado, as suas peças originais de fábrica vão apresentando desgaste e os sistemas passam a ter seus funcionamento prejudicado, necessitando de ajustes e trocas. Todas essas peças, é claro, saem da montadora com vida útil e prazo de validade, mas muitas vezes, dependendo da forma que você utiliza o seu veículo (seja para lazer ou trabalho, por exemplo), elas podem apresentar problemas muito antes disso.

E, o que é pior: muitas vezes sem dar sinal de que há um problema até simplesmente parar de funcionar.

É por situações como essas que os fabricantes indicam no manual do proprietário a realização de revisões periódicas para avaliar e, se for o caso, realizar os ajustes necessários para o bom funcionamento do veículo. Em geral, a maioria das montadoras indica que a revisão seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou seis meses de uso. Mas tenha em mente que, quanto mais tempo você rodar sem revisar o seu carro, maior é a chance de ele deixar você na mão!

Você também pode gostar de: Revisão dos 50 mil km: como funciona?

O que é feito na revisão

Existem vários pacotes diferentes para a revisão de carros, com serviços pensados para a finalidade de uso do veículo e, principalmente, para a quilometragem rodada, já que alguns itens do veículo precisam de revisão mais cedo do que outros.

Mas, em geral, existem alguns itens que tem verificação indispensável em todas as revisões, como:

  • Troca de óleo com filtro;
  • Troca do filtro de ar e combustível;
  • Higienização do ar-condicionado;
  • Geometria e balanceamento;
  • Anéis de vedação;
  • Cristalização do para-brisas.

Vale ressaltar também que, além da revisão periódica, é importante manter alguns cuidados no dia a dia, como testar sempre as luzes (faróis, setas, de ré e freio), verificar o nível de óleo do motor e calibrar os pneus corretamente. São algumas atitudes que podem auxiliar no melhor funcionamento do carro e, principalmente, na manutenção da sua segurança e da sua família.

Mas lembre-se sempre: o restante dos itens precisa de uma revisão feita por profissionais de uma empresa autorizada pelo fabricante do seu veículo! Para contar com um atendimento ágil e de qualidade, conte com os especialistas da DRS CAR. Confira mais sobre a nossa revisão programada e solicite um orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir