O verão está chegando e com ele voltamos a utilizar um item de extrema importância para suportar esse clima quente e abafado: o ar-condicionado do carro.
Você está com o seu em dia?
Muitas dúvidas norteiam os motoristas quando se trata desse assunto. Mas, fique tranquilo, a DRS CAR está aqui para te ajudar. Como de praxe, preparamos uma série de perguntas e respostas com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Se você quer um ar-condicionado bem cuidado e funcionando bem nesse verão, se atente a todas as nossas dicas e explicações. Por mais simples que sejam, elas farão com que você economize muito e evite problemas com seu ar-condicionado.
Por que fazer a manutenção do ar-condicionado do carro?
Essa é até uma pergunta um tanto quanto óbvia. No entanto, é importante respondê-la porque muitas pessoas realmente não conhecem alguns detalhes.
A manutenção previne dores de cabeça futuras. A troca e limpeza de filtro, troca de gás e troca de algumas peças garantem o pleno funcionamento do equipamento, bem como, defendem o usuário de doenças e mal-estar respiratório.
De quanto em quanto tempo realizar essa revisão?
O prazo ideal para revisão do ar-condicionado do carro, de maneira geral, deve ser feito uma vez por ano, ou a cada 20 mil km rodados.
Algum cuidado preventivo com o ar-condicionado do carro?
Sim, existe e garantimos que poucos sabem. Para se ter uma maior vida útil do ar-condicionado do seu veículo, é interessante seguir essas três dicas:
- Ligar frequentemente o ar-condicionado, inclusive no inverno, assim você mantém o sistema funcionando e bem lubrificado, evitando a secagem de peças;
- Respeite o período entre manutenções, que serve não apenas para a troca do filtro de ar-condicionado, mas como a reciclagem do gás do compressor, pois esse acumula umidade e pode danificar alguns componentes;
- Trocar o filtro de ar condicionado com mais frequência quando uso é severo, uso do carro em estrada de chão com muito pó ou transporte de pets, pois o acúmulo de pó, folhas e pelo dos pets podem obstruir a passagem de ar e assim forçar todo o sistema.
Quais os problemas mais comuns e “sintomas”?
Dentre os problemas mais comuns podemos citar vazamento do fluido refrigerante, desgaste de peças, falha de compressor de ar e saturação do filtro secador.
Normalmente, é bem simples identificar essas ocorrências por que o ar-condicionado acusa, não gelando o suficiente e as vezes nem ligando.
Fazer a manutenção em casa ou é necessário um profissional?
É necessário procurar um profissional, pois a manutenção de todo o sistema de ar-condicionado necessita de uma máquina para retirada e colocação do gás refrigerante. Caso o proprietário abra uma válvula sem o uso da máquina, todo o gás vai sair.
Porém, a troca do filtro de cabine é mais simples, mas em vários casos é necessário desmontar parte do painel do veículo. E caso o envolvido não tenha experiência o suficiente, pode danificar o painel ou deixar algo fora do lugar causando ruídos futuros.
Por isso, sempre é indicado que a limpeza e manutenção seja feita por profissional especializado e com os equipamentos necessários.
Onde fazer a limpeza e manutenção do ar-condicionado?
Dependendo da manutenção a ser feita, além de um profissional especializado, será preciso também da recicladora de ar-condicionado, então vale sempre verificar antes se a empresa dispõe desse equipamento.
Para você da região de Porto Alegre/RS, temos um local especial que fará um serviço de qualidade e por um preço justo: A DRS CAR. Acesse nosso site para saber mais informações e agende a manutenção do ar-condicionado do seu carro!