Descarbonização do sistema de admissão do motor: informações importantes

Você sabia que realizar a descarbonização do motor do seu veículo pode lhe poupar muitas dores de cabeça, além de proporcionar uma melhora gradativa ao meio ambiente? Sim, só tem vantagens em realizar esse processo.

No entanto, sabemos que esse tipo de procedimento não é amplamente divulgado e, com isso, muitos motoristas ainda não têm muitas informações sobre o assunto. Mas isso está completamente errado e viemos hoje desmistificar essa informação.

Preparamos uma série de perguntas e respostas para que você entenda do que se trata e como isso pode evitar problemas futuros para seu veículo. Vem com a DRS CAR que a informação é de qualidade!

O que é descarbonização do sistema de admissão?

Em suma, o carro se movimenta a partir de combustão. Essa combustão gera o famoso CO2 (Gás Carbônico) que é emitido dentro do motor fazendo com o que o carro se movimente.

No entanto, a ocorrência mais frequente é nos carros com injeção direta, pois o acúmulo é maior na admissão do motor, parte onde ocorre a queima de combustível, afetando assim a entrada de ar, o desempenho das velas e a injeção de combustível.

Então, a descarbonização nada mais é que a retirada desse carvão acumulado na admissão do motor.

Como identificar esse problema?

Infelizmente, não é um problema de como identificar, mas sim de QUANDO identificar. Em função da péssima qualidade de nossa gasolina, óleos e os problemas decorrentes desses, podemos dizer que é questão de tempo o seu motor ficar carbonizado.

Como meio de identificar o problema, podemos citar: maior consumo de gasolina por km rodado, perda de potência, marcha lenta irregular e dificuldade de partida.

E como prevenir?

No quesito prevenção, damos suporte àquela velha dica de segurança: faça a troca de óleo no período correto, usando óleo recomendado ao motor.

Como é feita a manutenção?

Bom, agora você deve estar se perguntando, mas como é feita a descarbonização?

Primeiramente, é verificado visualmente o carvão acumulado na admissão, o estado físico das velas e o desempenho do carro (com uso de scanner).

Após, é realizado um tratamento feito através de uma máquina com jateamento de casca de noz, que quebra o carvão e absorve a oleosidade excessiva da região. Vale salientar que o carvão é extremamente duro, sendo difícil a remoção completa sem o uso desta máquina específica.

Além disso, se trata de um produto totalmente orgânico, não injetando nada de químico no sistema.

Outro ponto importante é que esse procedimento deve ser feito, de preferência, a cada 50.000 km rodados.

O que cuidar no serviço de descarbonização do motor?

Nesse caso, o conselho de sempre: vá em um profissional de confiança.

Tenha certeza que este não vai utilizar produtos corrosivos para limpeza do motor e correta avaliação dos componentes da admissão do motor. Lembrando que, em alguns casos, a carbonização já pode ter comprometido outros componentes.

Vale salientar, ainda, que a descarbonização manual não é tão eficaz pois não tem como acessar todos os acúmulos de carvão.

Se você é da região de Porto Alegre/RS, temos o local perfeito para você fazer a descarbonização do motor: na DRS CAR. Aqui o serviço e o atendimento são de qualidade.

Solicite já o seu agendamento ou visite nosso site para mais informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir