O câmbio automático é uma tecnologia muito significativa para os motoristas, mas muitos condutores não sabem informações cruciais sobre o seu desempenho e usabilidade. Veja a seguir 11 fatos sobre a manutenção e função do câmbio automático nesse artigo do blog da DRS CAR.
1 – Não consome mais combustível
Ao comparar o câmbio manual e automático, algumas pessoas acreditam que a segunda opção consome mais combustível. Mas, na verdade, ele tem uma eficiência maior comparado aos veículos regulares, consumindo o necessário e entregando bem mais.
2 – Tem trocas mais rápidas
Como o seu funcionamento é automatizado, as trocas de marcha são cada vez mais rápidas. Outro fato é que as mudanças não atrapalham a entrega do motor, reduzindo o tempo de aceleração.
3 – Quebra menos
Outro ponto importante quando falamos sobre a manutenção de carros automáticos é que ele quebra bem menos do que os modelos manuais. Por ser de alta confiança, os problemas na marcha tendem a diminuir, pois não lidam com a falha humana.
4 – Conserto mais caro
Mas, apesar de quebrar menos, quando ocorre algum problema o reparo é bem mais caro. Isso acontece porque o seu sistema de operação é muito mais complexo, com mais peças e boa parte delas são importadas, encarecendo o conserto.
5 – Vida útil maior
Caso não haja nenhum problema de manutenção do câmbio automático, sua vida útil é bem maior. Sem precisar trocar peças ou repará-las, esse sistema pode rodar mais de 150 mil quilômetros em perfeitas condições, desde que sejam feitas as trocas de óleo preconizadas pela montadora, ou no máximo em intervalos de 50.000 km . Efetuar a troca com equipamento adequado (máquina).
A troca de óleo de câmbio feita somente por gravidade não retira o óleo usado das galerias, o qual se mistura ao óleo novo contaminando o óleo novo. Procure a DRS CAR, especialista em câmbio automático.
6 – Dá para usar o freio-motor
Há um grande mito que diz que é impossível usar o freio-motor do carro de câmbio automático, mas isso não é verdade. O carro manterá a posição engatada, podendo ser utilizada em trechos de ladeiras ou off-road sem grandes problemas.
7 – Não precisa colocar em neutro
Uma ótima vantagem desse tipo de sistema é que ele não precisa ser colocado no ponto morto todas as vezes que para. Com o câmbio automático, muitos veículos chegam no ponto N de forma automática ao estar parado por certo tempo.
8 – Precisa puxar o freio de estacionamento
Mesmo que esse câmbio tenha funções automáticas, alguns recursos precisam ser acionados manualmente. Ao colocar na função de estacionar, o veículo abre uma trava mecânica, impedindo o seu movimento. Lembre-se de sempre acionar o freio, mesmo com essa vantagem.
9 – Pode segurar o acelerador em subidas
Com conversor de torque ao invés da embreagem, os carros automáticos têm potência para aguentar acelerar nas subidas. Transmitindo o torque pelo fluido hidráulico, não há desgaste em seu funcionamento.
10 – Não causa mais desgaste dos freios
Outra história inventada é que os carros automáticos têm mais desgaste dos freios, mas não há movimento relativo, evitando que os freios se deteriorem. Caso você siga as recomendações, o seu desgaste vai ser normal.
11 – Engatar a ré em movimento pode quebrar a transmissão
Esse ponto é de importante atenção já que pode ocasionar um problema muito grande. Não engate a ré com o veículo movimentando-se para frente, já que a transmissão pode quebrar e causar muitas dores de cabeça.
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