Carro sem freio, o que fazer?

Imagine essa situação: você está dirigindo, quando de repente pisa no freio e seu carro não responde. Nem sequer reduz a velocidade. Você sabe o que fazer em uma circunstância como essa?

Bem, não precisamos nem falar aqui sobre a importância do sistema de freio do seu veículo. Afinal, ele é o que garante a sua segurança no trânsito. Mas vamos ajudar você a reagir em uma situação de falha no freio, além de auxiliar a identificar os sinais de que algo está errado com esse componente.

Como parar o carro sem freio?

Em primeiro lugar, é muito importante sempre manter a calma e não entrar em desespero. Como seu freio não está funcionando, você precisará encontrar outras formas de reduzir a velocidade, e a atenção no trânsito é fundamental para não acabar envolvido em um acidente.

Abaixo, separamos alguns passos que você pode realizar para controlar o carro sem freio, conseguindo por fim, pará-lo em segurança:

  • Tire o pé do acelerador e tente bombear o pedal do freio, caso ele esteja mole ou solto, para ganhar um pouco de pressão novamente;
  • Se o freio estiver duro, é possível que tenha algo bloqueando o próprio pedal, então tente desobstruir com os pés ao redor;
  • Reduza a marcha gradualmente (uma ou duas por vez) para desacelerar o motor;
  • Puxe o freio de mão lentamente, com cuidado para não travar as rodas traseiras e perder o controle do veículo;
  • Caso tenha espaço na pista e não ofereça risco a você e outras pessoas, faça movimentos leves de zigue e zague (exceto se estiver em alta velocidade!). Isso irá gerar atrito nos pneus e reduzir a velocidade;
  • Em último caso, você deve usar o que estiver ao alcance para fazer força contra o veículo e reduzir sua velocidade, como os guard-rails, vegetações, etc.

O que pode causar falhas no freio?

Existem diversos problemas que podem afetar os componentes do sistema de freio e causar a falha parcial e/ou total da frenagem, entre eles:

  • Desgaste do cilindro mestre;
  • Desgaste das pastilhas de freio;
  • Baixo nível de fluido no reservatório;
  • Problemas no freio a vácuo;
  • Fading (temperatura elevada).

Geralmente, esses problemas podem ser identificados quando o carro começa a emitir alguns sinais estranhos, como ruídos no sistema de freio e tremores no pedal durante as freadas.

Em alguns casos, é possível também perceber diferenças ao acionar o freio. Fique ligado nos sintomas para diagnosticar o problema cedo, antes que aconteça acidentes. Para garantir que isso nunca aconteça é importante estar com as revisões do seu sistema de freio sempre em dia, certo?

Em todos os casos, o mais indicado é que você procure um centro automotivo de sua confiança para fazer uma revisão do seu veículo e detectar eventuais irregularidades no sistema de freio. Só assim você poderá dirigir sempre de forma tranquila, mantendo-se seguro e sem riscos de surpresas desagradáveis.

1 Comentário. Deixe novo

  • Meu carro estava com o freio normal em um dia fui descer uma leve descida e o freio baixou do nada foi para no acoareo sou recém habilitada e minha sorte foi que entrei em uma rua e ele parou depois de um tempo ele voltou ao normal mais agora estou com medo de andar com ele.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir