A suspensão é uma das partes mais importantes para o bom funcionamento de um carro e muitos motoristas não sabem que é preciso fazer periodicamente a troca de amortecedores, que são as principais peças do sistema.
Saber o momento certo de fazer essa troca de amortecedores, portanto, é decisivo para evitar problemas maiores na suspensão do seu automóvel. Entenda mais aqui.
Quando fazer a troca de amortecedores?
O tempo médio para a revisão da suspensão é a cada 10 mil para a verificação do estado do veículo, sendo que a vida útil é de aproximadamente 40 mil. O detalhe, porém, é que a troca do amortecedor depende do uso que cada pessoa faz do carro.
A boa notícia é que o automóvel costuma dar sinais de que é hora de trocar, por exemplo:
- oscilação da carroceria em linha reta e sensação de que o carro está como em um barco num rio agitado;
- retorno e oscilação nas curvas, prejudicando a tangência do carro e dificultando o controle principalmente da traseira do carro;
- ruídos metálicos e vazamento do óleo do amortecedor, principalmente quando a suspensão trabalha;
- aumento da distância da frenagem, sinal de que o pneu não está com a aderência correta por conta da falta de pressão.
Outras peças com defeitos também podem dar sinais de que chegou o momento de trocar os amortecedores, mas nesse caso é preciso uma avaliação profissional mais profunda.
Ao identificar os sinais citados acima, o procedimento correto é se dirigir até um profissional para entender a necessidade da troca e fazer a escolha dos itens.
Além disso, muitas vezes vale a pena já trocar o kit inteiro de amortecedores e um técnico saberá indicar o melhor.
Por que trocar?
É muito importante estar com a manutenção em dia porque os amortecedores são responsáveis por deixar o carro estável e atenuar os impactos com o solo.
Caso esse cuidado seja negligenciado, as falhas podem levar a sérios problemas e causar acidentes graves.
Além disso, o conforto de quem dirige e de quem ganha carona tem tudo a ver com os amortecedores, pois o carro ganha mais estabilidade e faz menos movimentos e frenagens bruscas, controlando melhor os movimentos.
De forma resumida, você deve se preocupar com a troca de amortecedores no seu veículo pelas seguintes razões:
- eles controlam o movimento da suspensão;
- reduzem a distância da frenagem;
- minimizam o desgaste dos pneus;
- conservam os pneus;
- controlam o movimento das molas;
- auxiliam na segurança do veículo.
Apesar de ser um investimento alto, a vantagem é que a troca de amortecedores pode ser feita em períodos bem espaçados, dependendo do tipo de estrada e tipo de uso do veículo. Veículo de carga pesada ou que andem em estradas muito esburacadas, tendem a ter a vida útil do amortecedor diminuída
Viu como é importante dar atenção ao sinais que a suspensão do seu carro dá? Os amortecedores garantem segurança e conforto para os condutores e passageiros.
Não esqueça de ficar atento também para a situação das molas, da balança e do braço oscilante – afinal, todos os componentes precisam estar em bom estado para garantir o perfeito funcionamento do seu veículo.
Fique de olho e previna maiores problemas. Conte com a DRS Car para fazer uma revisão completa no seu carro! Consulte valores em nosso site.