Superaquecimento do motor: consequências e como evitar!

Situação que pode acontecer com qualquer motorista é o superaquecimento do motor. Essa complicação pode ser resultado de diversos problemas relacionados à falta de óleo até defeito em um ventilador do motor.

Contudo, se o problema não for resolvido rapidamente, o motor pode sofrer consequências graves, prejudicando a vida útil do automóvel, assim como oferecer riscos para quem está utilizando o veículo.

Se você acabou de passar por esse problema e quer saber mais informações, nós da DRS CAR, vamos dar algumas dicas sobre as consequências que o superaquecimento pode causar no motor e como evitar isso! Confira.

Por que o motor pode superaquecer?

Mesmo criados com modernidade e alta tecnologia, os motores ainda passam por esse tipo de situação. Projetados para trabalhar entre 90ºC e 100ºC, se essa temperatura for ultrapassada enquanto o veículo estiver ligado, o motor irá ferver e parar de funcionar.

Veja quais são os outros problemas que podem aquecer o seu motor!

Como já falamos, existem diversos problemas que podem estar relacionados com isso. A situação mais comum é a falta ou a péssima qualidade de óleo, que lubrifica os componentes do motor.

Por aqui, na DRS CAR, nós temos uma tecnologia perfeita para a troca de óleo! Trabalhamos com as melhores marcas de óleo do mercado e sempre indicamos a troca com o óleo ideal para cada motor, pois isso garantirá uma melhor vida útil para o motor de seu carro.

Consequências do superaquecimento

  • junta queimada: um efeito bem comum que pode acontecer quando o motor superaquece é a queimação da junta. Nesse caso, a dica é trocar por uma nova em uma empresa de serviços automotivos;
  • empenamento do cabeçote: outra consequência muito comum é o empenamento do cabeçote. Essa situação é muito mais séria, caso aconteça, é preciso retificar o motor, causando um dano enorme para o veículo e para seu bolso;
  • fundição do motor: não é um caso muito comum, mas pode acontecer ao forçar demais o uso do carro, enquanto está superaquecido, é o motor fundir. Se isso acontecer, a saída é providenciar outro motor para o veículo.

Como evitar?

Uma das dicas para que isso não aconteça no seu carro é ter sempre o veículo com sua revisão em dia. Para isso, procure um profissional que possa auxiliar você com essas e outras questões. Também vale lembrar que se o seu carro está com problemas, procure não utilizá-lo por questões de segurança!

Agora que você já sabe tudo sobre superaquecimento do motor e suas consequências, uma dica é solicitar um orçamento direto conosco, da DRS CAR ou deixe um comentário para sabermos qual o seu problema. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir