Sabemos que o serviço de troca de óleo é essencial para o prolongamento da vida útil do seu veículo. Mas, você realmente sabe por que ela é tão necessária e por que deve ser feita periodicamente?
Não se sinta culpado, essa informação é passada de maneira muito superficial nas aulas obrigatórias da autoescola. Ou seja, é normal que dúvidas aparecem quando você precisa realizar esse serviço.
Hoje trouxemos dicas interessantes e que farão com que você veja a manutenção preventiva como um benefício ao seu veículo. Vem com a DRS CAR!
O que é troca de óleo?
A troca de óleo é a substituição de um óleo queimado por um novo.
Basicamente, o óleo é um produto viscoso, na coloração amarelo claro, por vezes quase transparente, que serve para a lubrificação dos componentes do motor. Através dos dutos internos, ele corre por diversas peças, evitando o desgaste prematuro destas e permitindo que sigam fazendo a sua função.
Não podemos confundir o óleo do motor com outros fluidos do carro, como o fluido de freio, por exemplo. O óleo serve apenas para motor e não pode ser usado para esse tipo de função, mesmo que emergencial.
Quando realizar a troca de óleo do seu carro?
Em geral, o óleo do motor deve ser trocado a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros, conforme indicação da montadora. A troca tardia é extremamente maléfica para seu veículo, em vista que com o calor, o líquido começa a ficar mais viscoso.
Qual o máximo de tempo que posso ficar com o mesmo óleo?
A duração máxima do óleo usado no seu carro deverá respeitar a quilometragem e tempo mencionados anteriormente.
Quais as consequências de não trocar o óleo do motor?
A perda de viscosidade acarreta perda de lubrificação, fazendo com que as peças do motor friccionarem umas com as outras. Ou seja, a consequência é o desgaste com mais rapidez.
Além disso, há a produção das chamadas borras, que dependendo do local em que se concentrarem, podem interromper a passagem de óleo e prejudicar o resfriamento do motor, superaquecendo-o.
Como é feita essa troca de óleo no veículo?
É um processo bem simples, feito com a retirada do bujão do carter, que fica na parte de baixo do motor. Por isso, a necessidade da elevação do veículo para a realização da troca.
Porém, o indicado é procurar um serviço especializado para tal, para garantir a qualidade no processo, no produto e também a segurança da aplicação.
Qual o valor desse serviço?
O custo médio para a troca de óleo varia em torno de R$230,00, a depender da especificação do óleo que seu carro exige, além da quantidade de óleo que o motor trabalha.
💡Vale lembrar que para carros a diesel, importados ou que exigem mais tecnologia do óleo, os valores podem ser maiores.
Onde encontrar o melhor serviço de troca de óleo?
Ela pode ser realizada nas autorizadas da marca de seu veículo, postos de gasolina ou em centros automotivos. Esse último é para quem gosta de ter certeza da qualidade do serviço, já que os profissionais qualificados vão olhar individualmente para o seu veículo e indicar o produto correto para seu veículo, obedecendo às normas da montadora, sem a pressa de um posto de gasolina ou as limitações das autorizadas.
Outro ponto, mais garantido em centros automotivos, é quanto à qualidade do óleo.
Apesar de ser um serviço considerado simples, o ideal é que você saiba a procedência do óleo que será inserido no seu veículo, pois alguns não têm garantia dos certificados.
Nesse caso, o barato pode sair caro. Por isso, vá em um local de sua confiança ou sob recomendação de outros motoristas. Essa dica irá te poupar prováveis e futuras dores de cabeça.
Onde achar um bom serviço de troca de óleo em Porto Alegre?
Para aqueles motoristas de Porto Alegre (RS) e região, a DRS CAR se prontifica a fazer esse serviço de troca de óleo para você. Encontre a confiança que necessita e a garantia de um serviço especializado e de qualidade, conosco!
Para saber mais sobre esse serviço, clique aqui e agende já sua troca de óleo!