Após 21 anos de pedágio no Rio Grande do Sul, a Concepa levanta as cancelas dos pedágios até fevereiro de 2019 (previsão). Portanto, esse será o primeiro veraneio em que os gaúchos poderão viajar sem pagar pedágios!
Mas, apesar de parecer uma notícia maravilhosa para os nossos bolsos, é importante lembrar que também existe uma desvantagem nesta história: não haverá serviços de guincho e ambulâncias disponíveis.
Ou seja, qualquer problema que venha a acontecer com o seu veículo, é você quem ficará responsável por chamar o guincho e procurar socorro. Para que nenhum problema aconteça com o seu carro durante a viagem e estrague o seu passeio, nós, da DRS Car, criamos um checklist com tudo o que você precisa revisar no seu automóvel antes de viajar. Confira!
Checklist de revisão para viajar nesse verão:
- Óleo e filtros: o desempenho do seu veículo pode ser totalmente prejudicado por causa de uma lubrificação defasada e filtros sujos. Antes de viajar, verifique a necessidade de fazer a troca de óleo, do filtro de óleo e de ar, entre outros. Você pode saber mais sobre este tipo de revisão no conteúdo troca de óleo – teoria e prática.
- Geometria e balanceamento: são os responsáveis por manter a estabilidade do carro e, por isso, é imprescindível fazer a revisão destes itens para viajar. A geometria também é conhecida como alinhamento e você pode entender melhor sobre o assunto no conteúdo descomplicando a geometria.
- Pneus: talvez o item mais óbvio de todos, mas que ainda é muito deixado de lado pelos motoristas. Os pneus em bom estado garantem a segurança e a estabilidade do veículo. A nossa dica para a conscientização dos motoristas é a leitura do artigo pneu careca: entenda os riscos.
- Injeção eletrônica: atua na força do carro, ou seja, é o item desta lista que fica responsável por evitar falhas no funcionamento do veículo. Se você ainda não sabe do que se trata esse componente, veja o nosso conteúdo sobre o que é injeção eletrônica e como funciona.
- Arrefecimento: é o sistema que controla toda a temperatura do seu carro. Ou seja, se você não quer ficar parado na estrada por causa de superaquecimento, é melhor revisar este item. O conteúdo sobre como funciona o sistema de arrefecimento vai ser muito útil para entender melhor a manutenção!
- Embreagem: de um jeito bem objetivo, a embreagem transmite a força do motor para as rodas, ou seja, sem isso elas não giram. A falta de revisão do carro ocasiona em imprevistos na estrada por causa de embreagem desgastada. Então, leia o nosso conteúdo sobre cuidados com a embreagem e garanta que tudo estará certo com o seu carro!
- Óleo do câmbio automático: o vazamento do óleo do sistema hidráulico pode fazer com que o seu automóvel pare no meio do caminho. Esse problema é mais complicado de identificar e exige uma revisão completa do carro antes da viagem para que o risco seja evitado. Você pode saber mais sobre isso em problemas mais comuns no câmbio automático e como evitá-los.
- Freio de segurança: a pastilha do freio desgastada também é outro problema muito comum entre os motoristas e que pode estragar a sua viagem. Sempre faça a revisão dos freios do seu carro. Se você não faz ideia do momento certo para revisar esse item, leia o nosso conteúdo sobre quantos km dura a pastilha de freio.
- Suspensão e estabilidade do veículo: outro item responsável pela estabilidade do carro na estrada é a suspensão. Geralmente, a troca da suspensão é realizada quando o veículo atinge os 40 mil quilômetros rodados, mas é sempre bom garantir que tudo esteja certo com uma revisão. Para mais detalhes, veja o artigo sobre como funciona e quando trocar a suspensão do carro.
Como você viu, mesmo com os pedágios liberados, o momento exige segurança em dobro para que ninguém fique parado nas estradas ou até com problemas piores. E já que são tantos itens indispensáveis na lista de revisão, o melhor é deixar o seu carro nas mãos de profissionais especializados. Conte com os nossos serviços de revisão e com a credibilidade da DRS Car!