Pneu careca: entenda os riscos!

Você lembra da última vez que conferiu os pneus do seu carro? Justamente por darem sustentação ao veículo e por estarem sempre em atrito com o solo, os pneus precisam estar em ótimas condições para não causar riscos para quem está dentro e fora do carro e, por causa disso, é preciso checar as suas condições periodicamente, no máximo a cada 10 mil km.

Os pneus possuem um indicador de desgaste de rodagem, chamado de Tread Wear Indicator, o TWI. Ele está presente na banda de rodagem de todos os pneus. São pequenas elevações de borracha presentes nos sulcos do pneu. Para sinalizar o desgaste do pneu, ele atinge uma determinada marcação que você pode ser identificar a olho nu. Se isso acontecer com o seu pneu, saiba que está na hora de trocá-lo!

Se o pneu estiver liso e desgastado, é necessário trocá-lo imediatamente! Além de ser uma infração grave de trânsito, o motorista levará cinco pontos em sua CNH se algum pneu não estiver em condições ideais para o uso. Confira abaixo os problemas que um pneu careca podem trazer para você!

Falta de estabilidade do veículo

O maior risco que o pneu careca pode causar é a falta de estabilidade e de controle de quem dirige um carro nessas condições. Essa perda de aderência ao solo acontece por causa da falta de sulcos na banda de rodagem, parte que faz contato com o chão.

Os sulcos são desenhados na banda de rodagem para realizar a passagem de ar pelos pneus, proporcionando um melhor desempenho e uma direção segura para todos. Quando acontece um desgaste na banda de rodagem e as marcações dos sulcos ficam praticamente invisíveis, o pneu deve ser substituído.

Veja os cuidados mais importantes de como trocar pneu!

Aquaplanagem

Sabe quando aquela fina camada de água se forma no asfalto? Pois bem, se você passar com seu carro em uma certa velocidade e os pneus estiverem lisos, há uma grande chance que o seu veículo perca a aderência com o solo e aconteça a aquaplanagem.

A nossa dica, caso isso aconteça, é jamais tentar frear ou virar o volante quando o veículo aquaplanar: basta ir desacelerando lentamente e manter o veículo em linha reta. Dessa maneira, o condutor conseguirá retomar o controle do carro.

Derrapagem e atolamento

Quando o pneu está liso e não possui essas entradas tão salientes, o atrito com o chão fica desestabilizado e o condutor corre o risco de ter problemas ao frear, podendo, como já falamos lá em cima, derrapar e até mesmo perder o controle do veículo em uma simples curva.

Isso pode acontecer tanto no asfalto quanto em estradas de terra. A falta de proteção dos pneus lisos também pode causar outros problemas para o veículo, como trepidação e barulho ao rodar dependendo da rodovia em que o carro estiver passando. Isso pode causar problemas até mesmo para o alinhamento do veículo! O carro pode “puxar para os lados” devido ao desgaste dos pneus.

Veja balanceamento de pneus: entenda a importância dessa manutenção para saber mais!

Viu como é importante ter o pneu sempre em dia? Agora que você já entende quais são os riscos do pneu careca, não vai marcar bobeira, não é? Saiba como escolher o pneu ideal para o seu carro e sempre fique de olho em suas condições!

Precisa fazer a manutenção dos pneus hoje mesmo? Entre em contato conosco, da DRS CAR, para resolver o seu problema! É muito fácil fazer a revisão do seu veículo, basta clicar aqui e agendar um horário agora mesmo! Estamos esperando por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir