Melhor óleo para motor: saiba como escolher!

O óleo lubrificante é um componente muito importante na manutenção de um carro. É ele que vai garantir o bom funcionamento do seu motor, diminuindo o atrito entre as peças e evitando o desgaste precoce. Além de várias outras vantagens, como manter a temperatura ideal e a limpeza dos componentes, prevenindo a corrosão.

É por esses e outros motivos que, quando chega a hora de trocar o óleo do seu carro, é indispensável contar com lubrificantes de qualidade. Quer saber como escolher o melhor óleo para motor? Então confira as dicas que nós, aqui da DRS CAR, separamos para você!

Você também pode gostar de: Troca de óleo – teoria e prática!

Como saber qual é o melhor óleo para o motor do meu carro?

O primeiro passo para descobrir qual é o óleo ideal para o motor do seu veículo. Parece até meio óbvio, mas é muito importante: checar o manual do proprietário. Afinal, ninguém entende melhor sobre o seu carro e o que ele precisa do que o fabricante, não é mesmo? Nesse manual, você encontra informações muito importantes que vão ajudar na escolha, como:

  • o tipo de óleo ideal (mineral, sintético ou semissintético);
  • os testes de viscosidade (sigla SAE);
  • e o desempenho do óleo (sigla API ou ACEA);

Para ficar ainda mais fácil, nós, da DRS CAR, vamos explicar um pouco mais o que é cada um dos itens acima e como identificá-los. Confira abaixo!

Na imagem, óleo sendo despejado em motor de carro
Fonte: Fortune

Tipos de óleo

A primeira coisa que você deve saber sobre o lubrificante do seu carro é o tipo de material que ele deve ser feito. Basicamente, existem três tipos com características e funcionalidades diferentes:

  • Óleo mineral: é obtido pela separação de componentes do petróleo, resultando em uma mistura de vários compostos. Possui preço mais em conta que os outros tipos, mas não é o mais utilizado.
  • Óleo sintético: feito a partir de reações químicas, o que permite um maior controle na fabricação e a obtenção de produtos mais puros. Costuma funcionar melhor tanto em baixas como em altas temperaturas. Aliás, esse é o tipo de óleo mais recomendado pelas montadoras!
  • Óleo semissintético: basicamente é aquele que mistura proporções dos dois tipos, mineral e sintético. Assim, é possível reunir as melhores características de cada um com ótimo custo-benefício.

Teste de Viscosidade (SAE)

No manual, você também encontra uma especificação sobre o tipo de viscosidade que o óleo deve ter. Essa informação é indicada pela sigla SAE (de Society of Automotive Engineers), seguida por dois números separados por um W (exemplo: SAE 5W40).

São eles que indicam a temperatura mais baixa e mais alta que o óleo suporta, evitando o consumo excessivo ou o baixo desempenho.

Teste de Desempenho (API ou ACEA)

Outras duas especificações que podem classificar o desempenho do óleo para motor são as das siglas API e ACEA. A API pode ser classificada em SN, SM, SL, SJ, etc. Já a ACEA, em carros de passeio, é representada pela letra A seguida de números que indicam o tipo de motor e o uso.

Com essas informações em mãos, é possível saber qual melhor óleo para motor que atenderá às exigências do seu modelo e promoverá lubrificação na medida exata! E quando precisar de uma troca de óleo, lembre-se de contar com a ajuda de profissionais especializados.

Aqui, na DRS CAR, nossa maior preocupação é com a integridade do seu veículo e com a sua segurança. Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato e solicite um orçamento!

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir