Manutenção do ar-condicionado automotivo: como e quando fazer?

Manter o ar-condicionado em plenas condições de uso é bem importante para que o seu automóvel não gaste combustível em excesso e também para que não traga prejuízos para a sua saúde e da sua família.

Mesmo que você não utilize o ar-condicionado com frequência, é importante ligá-lo pelo menos uma vez por semana durante 10 minutos, para que o ar circule e o sistema interno do aparelho seja lubrificado.

Nós, da DRS Car recomendamos que você faça a limpeza e realize a troca do filtro anti-pólen dentro do intervalo de seis meses a um ano. Especialmente se você costuma viajar pela estrada com frequência ou vive em uma grande cidade. Dessa forma, seu filtro fica mais exposto à sujeira e à fumaça.

A seguir, vamos listar alguns cuidados para que você mantenha o seu ar-condicionado em ótimo estado.

1. Preste atenção aos odores

Fique atento a odores estranhos saindo do ar-condicionado. Isso pode indicar a presença de microorganismos como fungos e bactérias, que podem causar ou agravar doenças respiratórias como bronquite, rinite e sinusite. O uso de produtos como aromatizadores de ambiente podem mascarar esse indicador.

2. Cuide com o vazamento do gás

O gás refrigerante é o produto responsável pelo resfriamento dos dutos pelos quais passa o ar. O gás passa por um processo de compressão, transformando-se em líquido e voltando ao seu estado natural novamente. Portanto, o gás só irá acabar se houver algum vazamento, o que será verificado durante a manutenção e limpeza do equipamento. Quando existe vazamento, o gás deve ser reposto junto com o óleo lubrificante.

3. Lembre de desligar o ar

Lembre-se de desligar o ar-condicionado antes de sair do veículo. Caso contrário, quando você desliga o carro sem encerrar o sistema do ar condicionado antes, há uma parada brusca no funcionamento do ar que pode afetar o compressor.

4. Tenha peças em bom estado

Compressor

Já vimos que o compressor é uma peça bem importante no funcionamento o ar automotivo. O componente depende de correias ligadas ao motor e entra em funcionamento a partir do botão de desligar e ligar do painel. Durante a manutenção do ar-condicionado, verificamos se a peça está em perfeitas condições e, se necessário, realizamos a sua troca.

Condensador e eletroventilador

Condensador
Gate Automotivo

O condensador (foto) e o eletroventilador são duas peças que também fazem parte do sistema. O conjunto fica localizado ao lado do radiador e tem como objetivo reduzir a pressão do gás que sai do compressor. Se as peças não funcionarem bem, podem comprometer o sistema.

Filtro de secagem

Filtro de Secagem
MoriAr Londrina

Outra peça importante é o filtro de secagem, responsável por reter a umidade gerada no processo de refrigeração do ar. E se o compressor é quem realiza a transformação do gás em líquido, a válvula de expansão faz o processo inverso, de forma controlada, provocando o resfriamento das serpentinas. Isso que provoca a mudança de temperatura no ambiente. Fique atento ao bom funcionamento destes componentes.

Evaporador

Como as serpentinas ficam armazenadas no evaporador, é preciso também ficar atento a esse ponto quando realizar a manutenção do seu ar-condicionado.

Como vimos, os cuidados com o ar-condicionado do seu carro são importantes. Quanto a manutenção das peças e do sistema em geral, não se preocupe: conte com profissionais especializados para isso! Visite a nossa página com mais detalhes sobre serviços de higienização de ar-condicionado da DRS Car e agende sua manutenção com a gente!

Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis para que você mantenha o seu sistema de refrigeração em ótimas condições. Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir