Manutenção de motores a diesel: quando fazer a revisão?

A manutenção de motores a diesel ainda é um estigma para muitos motoristas, principalmente daqueles que estão migrando dos carros à gasolina. Todas essas questões são pertinentes, tendo em vista que a mecânica do diesel é completamente diferente.

A demanda dos últimos anos para veículos a diesel se deu muito pela diferença de valores entre combustíveis, o que não acontece mais nos dias atuais. Antigamente, há uns três anos atrás, o valor do diesel era menor que o da gasolina.

Com essa nova onda de aquisição dos automóveis movidos à diesel, muitos motoristas ainda não se adaptaram à nova rotina de manutenção desses veículos. Hoje, vamos sanar algumas dúvidas frequentes para que você tenha mais segurança de como proceder.

Como funciona um motor a diesel? É mais “complexo”?

A grande diferença do funcionamento entre um motor a diesel e um a gasolina é o poder de combustão.

Tendo em vista sua menor vaporização, ele necessita ser inserido no cilindro através de um injetor de alta pressão.

Inclusive, esse é o maior motivo da utilização deste combustível em veículos mais pesados, devido ao seu maior torque na arrancada do veículo.

Em síntese, a mecânica é quase a mesma, no entanto, o sistema é adaptado para esse tipo de combustível, assim como os materiais de alguns componentes, que devem suportar a alta pressão.

Quando a revisão desse tipo de motor precisa ser feita?

O ideal é seguir a quilometragem que foi indicada pela montadora. Mas, em alguns casos, como em veículos a diesel rápido — caminhonetes e utilitários de pequenas cargas —, o ideal é fazer uma revisão a cada 10.000km ou 1 ano.

E quais são os cuidados envolvidos com a revisão?

Aqui, temos que tomar alguns cuidados na hora de proceder com as revisões, cuidando dos seguintes itens:

  • A integridade do motor: verificar se as peças não estão desgastadas e se estão bem lubrificadas;
  • Peças de reposição: atentar para que as peças de reposição sejam de qualidade. Isso influencia diretamente na vida útil de seu veículo;
  • Sistemas de ar: para um pleno funcionamento do motor, o sistema de ar deve estar em dia, sem obstruções. Assim, garantimos um motor trabalhando na temperatura correta e diminuindo a ocorrência de problemas;
  • Óleo do motor: é fundamental para o correto funcionamento do motor e, nos veículos a diesel rápido, é muito importante manter as exigências da montadora. Deve ser usada a viscosidade correta e com homologações para veículos a diesel rápido. Inclusive, existe óleo com a mesma viscosidade, mas que não pode ser aplicado no carro a diesel rápido.

Existe algum cuidado preventivo com o motor a diesel?

Os cuidados preventivos, em tese, serão os mesmos de um veículo a gasolina. Mesmo que as peças sejam mais resistentes, elas precisam de cuidados periódicos. Fique sempre em dia com a troca de óleo e de filtro de óleo, bem como a qualidade do diesel que será colocado no seu veículo.

Onde encontrar a melhor manutenção de motores a diesel?

A dica é a mesma de sempre, entregue o seu veículo na mão de um centro automotivo de confiança.

Mas, para você que é da região de Porto Alegre, temos um lugar especial para indicar: a DRS CAR é uma empresa que tem como cerne de sua prestação de serviços a confiança e qualidade.

Agende já a manutenção do do seu veículo com motor a diesel rápido! Onde nos encontrar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir