Jeep Renegade e Jeep Compass com problemas no câmbio: o que fazer?

Proprietários de Jeep Renegade e Jeep Compass com problemas no câmbio estão com diversas dúvidas sobre esse assunto. Quando o problema ocorre, muitos não sabem identificá-lo e nem como proceder.

Aliás, esse problema já é de conhecimento da fabricante. No entanto, se o motorista não for cuidadoso com certos detalhes, pode ter que desembolsar um valor bem alto, caso o defeito fique pior com o tempo.

Por isso, nós, da DRS CAR, trouxemos algumas questões que norteiam o assunto, para que você possa se prevenir ou saber o que fazer quando este problema aparecer. Confira:

Por que esses veículos apresentam problemas no câmbio?

O defeito ocorre no Câmbio Automático TF72SC, presente nos modelos Compass e Renegade da Jeep e na linha flex da Fiat. O defeito consiste no rompimento no trocador de calor, devido a frágil fabricação do material.

Sendo assim, o líquido de arrefecimento utilizado para resfriamento entra em contato com o interior da caixa de câmbio, acarretando sérios defeitos nas válvulas do câmbio, discos composites, solenóides e outras peças internas do câmbio.

O que é relatado pelos donos dos veículos?

Muitos motoristas dizem que a principal evidência é a falha nas trocas de marchas, perda de potência do motor, engasgos no câmbio e o cheiro marcante de óleo queimado.

Em casos extremos, o motorista não consegue movimentar o veículo, pois o câmbio automático não consegue trocar as marchas.

Outro fator que causa bastante incômodo aos motoristas é que a Jeep cobra muito caro para a correção do problema, pois a mesma não considera um defeito para recall. Contudo, alguns conseguem realizar o conserto pela garantia, mas outros não.

Há também aqueles que, ao realizarem as revisões na concessionária em dia, têm essa peça trocada, sem adicional de custos por fora. Por isso, você deve estar atento à prevenção do problema, caso o período de sua garantia já tenha sido ultrapassado.

O que fazer para prevenir o problema no câmbio do Jeep?

A prevenção passa por uma revisão do material, muito bem feita.

Por exemplo, a troca do líquido de arrefecimento é o principal fator de prevenção, tendo em vista que a grande causa do problema é a elevação da temperatura deste. Lembrando que é necessário utilizar um produto de alta qualidade, também.

Como consertar o câmbio do Jeep que já está com problema?

Para uma correção efetiva do problema, é necessário a troca da peça por uma nova, bem como fazer o reparo, ou substituição de toda a caixa de câmbio, danificada pela entrada do líquido de arrefecimento.

Mas, atente-se, este é um serviço de alto investimento, pois se trata do conserto do radiador de óleo e todo o dano causado na caixa de câmbio, podendo chegar a um custo de R $20.000,00.

Onde fazer a manutenção Jeep Renegade e Jeep Compass?

Nós, da DRS CAR, temos a solução para prevenção desse problema.

O sistema permite que seja feito um upgrade, que consiste na troca do resfriador refrigerado com água (fluido) por um refrigerado com ar, resolvendo por definitivo o problema. Assim, é possível garantir que nunca mais aconteça o contato do líquido de arrefecimento com o óleo do câmbio.

O investimento desse upgrade é, em média, 10% do valor de um conserto.

Se você é da região de Porto Alegre (RS), a DRS CAR pode te ajudar. Ela já está familiarizada com este problema e tem a expertise necessária para saná-lo!

Agende já a manutenção do câmbio do seu Jeep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir