O ar condicionado do veículo proporciona maior conforto tanto ao motorista quanto aos passageiros, possibilitando que o clima dentro do carro esteja sempre na temperatura ideal.
Entretanto, para o aparelho ser realmente eficiente, é necessário que seja feita a higienização do ar condicionado automotivo periodicamente.
A limpeza, além de fazer com que este funcione melhor, também evita problemas respiratórios, que podem ser causados por bactérias e fungos no equipamento.
Quando fazer a higienização do ar condicionado automotivo
O ideal é que seja feita a troca do filtro e higienização do ar condicionado a cada 6 meses, independentemente do veículo. Entretanto, esse tempo pode diminuir caso você tenha o hábito de transportar animais domésticos no interior do carro ou se costuma dirigir em estradas de terra.
Para garantir que a limpeza do ar seja feita corretamente e na data certa, você pode aproveitar as revisões programadas do veículo para dar uma olhadinha no ar condicionado.
Consequências de não realizar a higienização periódica
A falta de higienização do ar condicionado automotivo pode trazer diversas consequências, tanto para o carro, quanto para o motorista e passageiros. Alguns dos fatores podem servir de aviso que está na hora de fazer a limpeza e a troca de filtro.
Mau cheiro
O mau cheiro que sai do ar condicionado ao ligá-lo é um dos primeiros sintomas que indicam que já está na hora de limpar o aparelho.
Esse mau odor ocorre por conta do acúmulo de ácaros, bactérias e fungos nos filtros de ar do sistema de refrigeração, que podem gerar mais problemas até aos passageiros e ao próprio motorista.
Problemas respiratórios
O acúmulo de ácaros, bactérias, fungos e outros micróbios no ar condicionado podem ser os responsáveis por trazer ou acentuar problemas respiratórios para todos no interior do veículo.
Por isso, se você começar a perceber tanto em você, quanto em quem está na carona, espirros contínuos, tosse e sintomas de rinite enquanto o ar está ligado, está na hora de realizar a limpeza.
Dificuldade de ventilação
Com o acúmulo de sujeiras no ar condicionado, a passagem de ar é obstruída e, consequentemente, o aparelho perde sua eficiência. Esse pode ser um dos primeiros fatores a ser notado e que alerta a necessidade de limpeza do equipamento.
Procure um profissional para a higienização correta
A pergunta “a limpeza do ar condicionado pode ser feita por mim?” é muito recorrente aqui na DRS Car. E a resposta é: depende.
Existem diversos produtos voltados para uma limpeza superficial do ar condicionado, que pode ser realizada pelo próprio motorista regularmente para manter o carro sempre limpo.
Entretanto, para limpezas mais aprofundadas e até a troca de filtro, é recomendado que você procure um profissional.
É de Porto Alegre ou região? Faça a limpeza conosco!
Aqui na DRS Car oferecemos o serviço completo de higienização do ar condicionado, realizado por profissionais capacitados, e que garantem uma limpeza eficiente junto a troca de filtro do equipamento, quando necessário.
Além disso, em nossas revisões programadas também cuidados da troca do filtro do ar, garantindo que a climatização do carro esteja sempre em perfeito estado!