Freio ABS: saiba tudo sobre o sistema!

Obrigatório desde janeiro de 2014 em todos os carros no Brasil, o sistema de freio ABS é um item de extrema importância, garantindo a segurança de motoristas diariamente. O ABS chegou ao Brasil em 1991, junto ao Volkswagen Santana, e logo em seguida ao Chevrolet Omega.

Antes do uso obrigatório, em 2012/13, apenas 40% dos carros possuía o sistema antitravamento equipado no Brasil. No mesmo período, 100% dos carros europeus e 74% dos carros americanos já contavam com o ABS nos veículos.

Confira o post a seguir e saiba tudo sobre o sistema de freio do seu carro!

O que é o sistema de freio ABS

O ABS é complementar ao sistema de freio dos veículos, que tem a função de evitar o travamento das rodas em uma frenagem brusca, por exemplo. Criado em 1978, pela Bosch, o Antiblockiersystem (para os alemães) ou Antilock Braking System (para os americanos). O sistema é identificado por uma luz amarela, com a sigla ABS, no painel do carro.

Como funciona o sistema de freio ABS

O sistema de freio funciona através de sensores, em cada roda, que medem a velocidade nas rodas. Ao identificar que a frenagem causará o travamento de uma ou mais rodas, o ABS entra em ação aplicando pressão e soltando continuamente. Isso acontece durante alguns segundos, em que o ABS vai pinçando o disco ou tambor de freio, dependendo do sistema do veículo.

O ABS, através do sensores, consegue atuar de forma independente em cada roda, assim, sendo eficaz para evitar acidentes. É importante salientar que o sistema só entrará em ação quando o pedal de freio for pressionado com força.

Vantagens de contar com o sistema de freio ABS

Além de evitar o travamento das rodas, como constatamos acima, os freios ABS contam com outras duas importantes vantagens. São elas:

Maior controle na direção

Uma das vantagens do sistema diz respeito ao controle do veículo. O ABS permite que o motorista consiga realizar mais manobras com segurança, girando o volante para desviar de obstáculos, por exemplo. Isso ocorre pois o sistema atua preparando para frear o carro, não prejudicando a dirigibilidade.

Menor tempo e distância de frenagem

Como as rodas não travam, evita-se que o veículo derrape em frenagens bruscas, perdendo atrito com o solo. Assim, o sistema faz com que o veículo pare mais rápido e com pouco deslocamento. A eficiência dos ABS é comprovada até em terrenos de baixa aderência, como areia, grama, ou asfalto molhado.

Manutenção do freio ABS

Ao ligar o carro, a luz que identifica o sistema de freio deve acender e apagar logo em seguida. Caso a luz permaneça acesa, significa que o sistema está com algum problema e precisará de manutenção. Esse problema pode ter relação com a pastilha de freio desgastada pela quilometragem por exemplo.

A manutenção do sistema de freio garante a segurança do motorista e demais passageiros do veículo, por isso, ao reparar que a luz ABS está acesa, é preciso verificar o problema. O indicado é que a revisão dos freios seja feita a cada 10.000km rodados, evitando que o desgaste das pastilhas, por exemplo, se torne um problema.

Agora você já sabe a importância do sistema de freio ABS no seu carro. Garanta maior segurança para você e os demais motoristas, fique atento ao funcionamento do sistema e as luzes do painel do veículo. Ficou com dúvidas? Comente com a gente para que possamos te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir