Todo mundo sabe que um carro é um investimento alto e todo mundo quer que ele dure o máximo de tempo possível com um bom desempenho, não é?
Mas, na prática, nem todas as pessoas tomam os cuidados necessários para que esses bons resultados cheguem. É por isso que separamos oito dicas úteis para cuidar do seu carro e garantir desempenho e durabilidade. Vem conferir!
1 – Óleo do motor
Um dos principais responsáveis pelo bom funcionamento do motor é o óleo, pois é ele quem refrigera, lubrifica e limpa os componentes. Por isso é importante ficar sempre atento aos avisos do painel e também verificar em outras oportunidades, como quando for abastecer o carro.
E ah, não esqueça que a troca de óleo deve ser feita em uma oficina autorizada, que ofereça produtos de boa qualidade!
2 – Gasolina de qualidade
Assim como o óleo, uma gasolina de má qualidade pode afetar o desempenho do motor do carro. Isso acontece porque o combustível ruim danifica o motor do carro, principalmente em relação à perda da força e queimação no momento incorreto.
Dessa forma, além de haver mais gasto de combustível, o automóvel perde seu rendimento!
3 – Limpeza do carro
Lavar o carro vai muito além da estética. A sujeira no exterior do veículo compromete a durabilidade da pintura e provoca manchas. Isso sem contar no interior do automóvel, que acumula ácaros e fungos e prejudica a saúde do motorista e dos passageiros
4 – Pressão dos pneus
O manual de cada veículo informa com precisão qual a pressão correta para os pneus, então vale a pena observar esse quesito principalmente por conta do desgaste precoce.
Quando o pneu está desgastado, é comum que o carro consuma mais combustível e aumente o superaquecimento. Além da falta de segurança e firmeza do veículo, especialmente nas estradas.
5 – Revisão programada
Cuidar do carro não é somente resolver os problemas que surgem, mas também preveni-los! Além de ser mais barato e menos estressante, protege o carro e os passageiros de possíveis acidentes e maiores estragos.
A dica é fazer uma revisão programada a cada seis meses ou 10.000 quilômetros rodados para garantir que está tudo no seu lugar e manter a segurança em dia!
6 – Peças originais
As peças genéricas podem causar problemas mecânicos e também ocasionam perda da garantia do carro. Isso porque as peças originais passam por critérios de qualidade mais rigorosos e garantem maior durabilidade e segurança para o veículo.
7 – Cuidados com a lataria
Mesmo os menores arranhões e amassados podem acabar piorando se não forem logo solucionados. A dica é não deixar o conserto para mais tarde, mas consertar tudo assim que for possível, prevenindo que o prejuízo aumente.
8 – Boas práticas na condução
Não adianta cuidar do interior do carro e não usá-lo da forma correta, não é? É preciso ter alguns cuidados na condução para manter a saúde e o desempenho do veículo, como:
- não manter o pé sobre a embreagem;
- não fazer acelerações ou frenagens bruscas;
- transitar com o giro do motor nos limites corretos;
- não manter a mão sobre o câmbio o tempo inteiro.
E então, você está cuidando bem do seu carro? Se a resposta for negativa, agora já tem todas as dicas para colocar cuidados em prática. Boa sorte!