Como fazer o controle da embreagem

Um dos maiores medos dos motoristas iniciantes é não saber como fazer o controle da embreagem e deixar o veículo cair em subidas ou aclives.

Porém, apesar de tanta gente ter esse receio, controlar a embreagem do carro pode ser mais simples do que parece. E é isso que vamos explicar hoje!

Além de aprender a usar a embreagem, falaremos também a respeito de quais cuidados você deve ter e as melhores práticas para não desgastar o equipamento.

O que é a embreagem?

A embreagem é o mecanismo responsável por conduzir a força do motor para o câmbio do veículo, e assim para os outros componentes, como os pneus.

Sua funções principais são transmitir essa força nas arrancadas do veículo e facilitar a troca de marcha. Portanto, a embreagem é fundamental para o funcionamento do veículo.

Como fazer o controle da embreagem corretamente?

Controlar a embreagem é nada mais do que manter o carro parado em superfícies de aclive ou declive.

Essa habilidade é cobrada na avaliação prática do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) para concessão da habilitação de motorista, além de ser muito importante para manter a segurança do veículo e dos passageiros no dia a dia.

O segredo para aprender como fazer o controle da embreagem de maneira correta é manter a calma, antes de tudo, e seguir o passo a passo.

Passo a passo do controle da embreagem

  1. Use um pé no pedal da embreagem e outro no acelerador.
  2. Nesse momento, o carro tem que ficar parado. Se ele estiver subindo, significa que você está pisando muito leve na embreagem, então faça um pouco mais de pressão.
  3. Se ele estiver descendo, quer dizer que você pisou fundo demais na embreagem. Nesse caso, reduza a pressão até encontrar o ponto certo.
  4. Pronto! Quando o carro estiver parado, você encontrou o ponto ideal do controle da embreagem. O carro não deve ficar com o giro do motor alto, isso quer dizer que se você está acelerando mais do que deveria, a embreagem acaba desgastando.

Dica extra: se você estiver em uma subida, use a primeira marcha para controlar a embreagem. Se tiver em uma descida, coloque o carro na marcha ré.

Quando fazer troca e manutenção da embreagem?

Ao perceber os seguintes sinais, procure uma oficina para fazer a troca ou manutenção da embreagem:

  • ruído ou barulho na troca de marcha;
  • veículo trepidando;
  • pedal muito pesado;
  • embreagem patinando, o que deixa o carro sem força para subir em aclives.

Cuidados para preservar a embreagem

É importante ter alguns cuidados com a embreagem para prolongar sua vida útil. Por exemplo, evite fazer o controle da embreagem por muito tempo para não prejudicar o disco.

Isso acontece porque o platô fica girando enquanto o disco permanece parado, o que causa atrito e desgaste do equipamento.

Uma prática muito comum no dia a dia dos motoristas e que ajuda a aumentar a durabilidade da embreagem é usar o freio de mão para manter o veículo parado em subidas. Porém, lembre-se que esse truque não é aceito na autoescola!

Por fim, deixe o veículo em ponto morto e o pé no freio enquanto estiver em engarrafamentos e evite fazer trocas bruscas de marcha.

Revisões frequentes

Realizar revisões preventivas também é uma prática que evita que a embreagem se desgaste por completo sem você saber. É a melhor forma de prevenir possíveis incidentes e situações inesperadas por causa do desgaste da peça.

Esperamos que as dicas sejam úteis para você entender como fazer o controle da embreagem corretamente e como preservar seu equipamento. 😉 Conte sempre com a DRS Car. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir