Câmbio automático: problemas mais comuns e como evitá-los!

 

O câmbio automático é um recurso onde o motorista não precisa fazer a troca de marcha manualmente ao alterar a velocidade de um veículo. Mesmo sendo um modo de facilitar a vida de quem dirige, o câmbio automático precisa de cuidados recorrentes para que não dê problemas ao motorista.

Mas quais são os problemas mais comuns do câmbio automático e como podemos evitá-los? Para responder essas perguntas, nós, da DRS Car, fizemos um texto completo respondendo essas e outras perguntas. Confira!

Quais os problemas mais comuns do câmbio automático?

Por ser um sistema automático, muitas vezes achamos que esse tipo de recurso não causa empecilhos no dia a dia ao usar o veículo. É muito comum não saber de onde está vindo o problema que precisa ser resolvido para que o carro continue trabalhando.

Algo muito comum é o câmbio “patinar”, ou seja, o carro não desenvolver as marchas. Isso acontece devido ao fluído estar muito sujo, podendo causar a queima dos discos de embreagem e até mesmo da bomba de pressão do óleo hidráulico. Se essa situação estiver ocorrendo, corra para a oficina. Em muitos casos o sistema ainda não foi totalmente prejudicado e será possível resolver o problema.

Outro problema que pode imobilizar o carro é o vazamento de óleo do sistema hidráulico. Dessa maneira, o câmbio automático para de funcionar, já que esse vazamento é interno e é praticamente impossível achar o local onde está acontecendo o problema sem uma avaliação completa.
Como evitar os problemas?
O jeito mais fácil para que seu veículo com câmbio automático não dê problema ao longo do tempo é manter a manutenção sempre em dia. Dessa maneira, o importante é fazer a troca de óleo do câmbio sempre que necessário.

Para algumas marcas, o recomendado é que essa troca do fluído seja feita a cada trinta mil quilômetros rodados. Desse jeito, a máquina sempre ficará renovada e as chances de dar problemas são praticamente mínimas.

A troca de óleo é essencial para todos os carros, já que é um fluído muito importante, que mantém lubrificado os componentes do câmbio automático. Quer saber mais sobre esse assunto? Fizemos um texto completo sobre troca de óleo do câmbio automático para você ficar ligado!

Agora que você já sabe como evitar que seu câmbio automático dê problemas está na hora de aproveitar e fazer a manutenção do seu veículo! Por aqui, na DRS Car, contamos com serviços especializados para cuidar do bem-estar do seu carro! Não deixe de agendar seu horário conosco! Até mais!

7 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir