Como aumentar a durabilidade do motor do carro

Todo mundo sabe que comprar um carro é um investimento a longo prazo, seja ele novo ou usado. O que todo proprietário quer, no final das contas, é que seu automóvel mantenha um bom desempenho por muito tempo.

A questão é que tudo começa pela durabilidade do motor. Confira aqui algumas dicas para que o motor do seu carro seja mais durável!

1 – Trocar o óleo e o filtro

O óleo é o componente que mais carrega impurezas do motor, além de ser o responsável por lubrificar todas as partes dele. Na prática, ele faz com que o motor mantenha-se limpo e possa funcionar corretamente.

É por isso que trocar o óleo é essencial para a vida útil do carro e isso é feito geralmente a cada dez mil quilômetros rodados ou seis meses, o que alcançar primeiro. Mas de nada adianta trocar apenas o óleo e deixar um filtro velho e com impurezas no carro.

É preciso procurar as recomendações de cada fabricante, mas indicamos a troca do filtro em todas as trocas de óleo para que o óleo circule limpo pelo motor e não seja contaminado pelas impurezas que estão no filtro.

2 – Nível de fluidos

Os fluidos, como de arrefecimento e do nível óleo, devem ser verificados semanalmente. Isso porque, tanto a mais quanto a menos do que o ideal, podem ser prejudiciais ao motor.

Antes de ligar o carro (mesmo ele estando frio e estacionado em um local nivelado), faça a verificação dos fluídos para garantir que eles estejam na quantidade certa e prevenir problemas como o superaquecimento e o vazamento de óleo.

Confira nosso Guia de Fluidos do Carro!

3 – Nível de arrefecimento

O líquido de arrefecimento, localizada no radiador, também precisa estar no nível correto sempre. É ela quem mantém a temperatura certa do carro para que o propulsor funcione corretamente e evita que o motor superaqueça.

A dica é verificá-lo toda vez que for abastecer! Ou adquirir o hábito de conferir frequentemente, seja uma vez por mês ou por semana (dependendo do quanto o veículo é usado durante o dia).

4 – Alinhamento e balanceamento

Para evitar maus hábitos, como acelerações rudes ou frenagens bruscas, investir em alinhamento e balanceamento das rodas é essencial. Isso porque, quando o carro está estável, o motorista consegue controlá-lo melhor e utilizar os recursos com leveza, sem sobrecarregar nenhum sistema.

Dessa forma, a potência do carro não é super exigida e o motor ganha maior durabilidade.

5 – Revisão preventiva

Esse é o maior segredo: revisão preventiva! Já ouviu que “prevenir é melhor do que remediar”, não é? A cada seis meses ou dez mil quilômetros rodados todo carro deve passar por uma revisão, pelo menos básica.

Isso previne problemas mais sérios no motor, além de já realizar os serviços relativos a todas as dicas anteriores. É a chave para garantir que o motor do carro tenha durabilidade, sem contar nos aspectos como bem-estar e segurança.

E então, pronto para fazer o motor do seu carro ter mais durabilidade? Com esses cuidados básicos, temos certeza que o seu companheiro vai fazer parte do dia a dia por muito tempo! Conte com a DRS Car para revisões de qualidade e bons preços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir