Sistema de arrefecimento: o que é e como funciona?

Responsável por manter a temperatura ideal na região do motor, o sistema de arrefecimento é essencial para manter o veículo sempre funcionando e sem dar problemas, principalmente quando há risco de fundir o motor através das altas temperaturas que ele pode emitir.

Por ser uma parte muito importante no sistema do seu veículo, nós, da DRS CAR, resolvemos fazer um texto com todas as informações necessárias sobre o sistema de arrefecimento. Confira!

Qual a importância do sistema de arrefecimento?

Como já sabemos, o motor é a parte mais importante de um veículo. É por causa dele que o automóvel consegue se movimentar, entre outras coisas. Como suas peças estão sempre em atrito e ele mantém uma alta temperatura quando está trabalhando, o sistema de arrefecimento entra em ação para manter o motor fora de perigo de temperaturas exorbitantes.

Em outras palavras, o sistema de arrefecimento é responsável por manter a temperatura do carro sempre entre 90º e 110º graus, a temperatura ideal para o motor desempenhar bem a sua função. Isso garante um melhor desempenho do veículo, além de, se estiver funcionando corretamente, promover uma vida prolongada do carro.

Como funciona o sistema?

O sistema conta com uma bomba de água, válvula termostática, radiador, ventoinha e mangueiras. Em conjunto com esse sistema, especificamente no radiador, há um fluido composto por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo à base de etilenoglicol para esfriar ou esquentar o motor nos momentos necessários.

Passando pelo radiador, esse fluido entra em contato com a corrente de ar frio que absorve o calor e esfria o motor. Assim que esse fluido volta para a câmera d’água, o fluxo se reinicia. Se o sistema de arrefecimento não for suficiente para esfriar o motor, a ventoinha será ligada automaticamente para agir como um ventilador.

Como fazer a manutenção do sistema de arrefecimento

É muito importante que você tenha o sistema de arrefecimento em dia para que nem você e seu carro passem por problemas, principalmente se estiver em uma estrada ou até mesmo no trânsito do dia a dia da cidade.

A nossa dica é trocar periodicamente o fluido que percorre o sistema de arrefecimento. Sua substituição varia de marca para marca, mas é recomendado que essa substituição aconteça a cada ano. Assim, o motor terá muito mais tempo de vida.

Em relação às peças, uma vantagem desse sistema é que elas só devem ser trocadas caso alguma dê problema! Mas, mesmo assim, é muito importante que você fique de olho nas peças e faça a revisão periódica devidamente.

Para ajudar você nessa questão, nós, da DRS CAR, estamos preparados para revisar o seu sistema de arrefecimento, basta agendar agora mesmo seu horário, é fácil e rápido! Você não quer passar por perrengues, não é mesmo? Esperamos você por aqui. Até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir