Primeiro automóvel no Brasil: conheça a história

Quem é realmente apaixonado por carros sabe que o que chama atenção, tanto quanto a estética e a potência dos automóveis, é a história por trás deles. Das carruagens até os modelos motorizados, os carros acompanharam a evolução da nossa sociedade, estando muitas vezes inseridos no contexto político e econômico mundial.

E aqui no Brasil, você sabe como e quando chegou o primeiro automóvel? Essa é uma história que você precisa conhecer. Continue lendo o post da DRS CAR e descubra!

Quando chegou o primeiro automóvel no Brasil?

Nem parece que faz tanto tempo assim, mas o primeiro veículo motorizado desembarcou no Brasil, no porto de Santos, em 1891. Foi um modelo da marca francesa Peugeot, com motor Daimler a gasolina de 3,5 cv, que era conhecido como “voiturette” devido a sua semelhança com uma charrete.

O mais curioso disso tudo é que ele foi encomendado pelo então futuro pai da aviação, Alberto Santos Dumont, que conheceu o automóvel na França e resolveu trazer a inovação para o nosso país. Seu irmão, Henrique, era quem dirigia o carro, e é considerado o primeiro automobilista de São Paulo, embora não tenha sido o primeiro a receber a “carta de condutor”.

Após os irmão Dumont, não demorou muito para que outras pessoas com poder aquisitivo também adquirirem veículos de passeio. O sucesso foi tanto que logo chamou a atenção de grandes montadoras, como a Ford, que foi a primeira a se estabelecer no Brasil, em 1919, na cidade de São Paulo. A General Motors (GM) abriu sua primeira fábrica seis anos depois, em 1925.

Primeiro carro produzido no Brasil

Embora a Ford e a GM tenham chegado no país em meados da década de 20, demorou alguns anos até o Brasil fabricar seu primeiro carro. Em 1919, deu-se o início da indústria automobilística no país, com a abertura da linha de montagem do Ford modelo T em São Paulo. As peças eram importadas e os veículos montados e vendidos no Brasil.

Fonte: Jornal dos Clássicos

 

Muitas pessoas acreditam que o Fusca foi o primeiro carro produzido no Brasil. Mas na verdade, o primeiro modelo a ser fabricado inteiramente no país (das peças à montagem) foi o Romi-Isetta 2, cuja fabricação iniciou em 1956 pela Romi, uma indústria da cidade de Santa Bárbara d’Oeste (SP).

Primeiro carro totalmente Brasileiro
Fonte: Pinterest

O Romi-Isetta era uma espécie de minicarro, com capacidade para dois adultos e uma criança, e que rodava 25 quilômetros por litro de gasolina. O veículo era equipado com um motor de dois tempos e possuía apenas uma porta frontal.

A gasolina, assim como os carros, evoluiu muito com o tempo! Saiba os diferentes tipos de combustível que existem para automóveis
 

De lá para cá, muita coisa com certeza mudou. Hoje, temos carros muito mais avançados, com tecnologias que facilitam o dia a dia, design surpreendente e recursos eficientes. Mas é sempre bom relembrar como foi que chegamos até aqui!

Gostou de saber mais sobre o primeiro automóvel no Brasil? Deixe um comentário contando o que achou! Se você gosta de estar sempre atualizado sobre o que acontece no mundo do automobilismo, confira também os carros que saíram de linha em 2019. Até a próxima!

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir