Para andar com mais tranquilidade nas ruas do nosso país, as seguradoras veículos já se tornaram essenciais para isso. Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem como funciona o seguro de carros. Para resumir, o seguro de automóveis é um contrato entre o dono do carro e uma seguradora com o fim de garantir indenizações no caso de possíveis prejuízos ao veículo.
Neste contrato, também chamado de apólice, constarão todas as coberturas contratadas por um período de vigência. Ou seja, ali estará escrito todos os prejuízos que o seguro cobrirá no momento da avaria (e até mesmo em quais situações ele não pode ser aplicado) durante determinado período de tempo.
Para entender melhor sobre como funciona o seguro de carros, vamos listar as principais dúvidas sobre o assunto e respondê-las para que você consiga contratar o seguro para automóvel sem errar. Vamos conferir?
Como funciona o pagamento dos seguros?
A seguradora gera uma taxa a partir dos seus dados pessoais e estatísticas relacionadas com o seu modelo de automóvel. Esse valor pode ser pago por meio de boleto bancário, cartão de crédito ou débito, de uma única vez ou até mesmo ser parcelado, de acordo com a forma combinada entre você e a seguradora.
O que eles cobrem?
Essa questão irá depender do tipo de serviço que você deseja contratar. Atualmente, existem dois tipos de seguros no mercado: o para perda parcial e para indenização integral.
O primeiro cobre apenas sinistros leves e danos que não ultrapassam 75% do valor do veículo; já o segundo, como o próprio nome já diz, é aquele que cobre danos totais ao carro e até mesmo roubo. Se o motorista escolher serviços adicionais, isso irá aumentar o valor cobrado pela seguradora.
Quais seguradoras de veículos existem?
Para encurtar, são muitas. Entretanto, há aquelas que são as mais populares por causa da credibilidade que a seguradora transparece. As empresas que ganham destaque são a Porto Seguro, Itaú e Azul Seguros, já que além dos benefícios do serviço em si, elas também fazem parcerias com centros automotivos para dar condições especiais em serviços de oficina para os veículos que possuem vínculo com qualquer uma delas.
Para entender melhor essas vantagens, selecionamos alguns benefícios que essas seguradoras permitem, em parceria com o nosso centro automotivo, a DRS Car!
Benefícios da parceria DRS Car com seguradoras
- Todas possuem check up gratuito no período de vigência do seguro;
- Porto Seguro e Itaú seguros, por exemplo, garantem consertos de pneus;
- Se precisar de qualquer tipo de conserto que a apólice não cobre, a mão de obra pela Porto Seguro fica com o custo 20% mais baixo;
- No Itaú e na Azul Seguros, esse desconto fica em 15% (o que já é muito bom, não é mesmo?);
- Na Porto Seguros, é possível fazer a troca de lâmpadas externas (menos xenon e led) e de cristalização de para-brisas sem custo algum!
Para finalizar, nossa última dica: lembre-se de ler a apólice com atenção e, antes de fecharem o contrato, tire todas as dúvidas com a seguradora para que não haja enganos na hora de acioná-lo. Então, entendeu como funciona o seguro de carros? Caso tenha alguma dúvida, por favor, comente abaixo. Ficaremos muito felizes em ajudar você.
Para ficar sempre por dentro de assuntos relacionados a manutenção de veículos, acompanhe o blog da DRS Car, sempre com dicas novas! Até mais!