O que é feito na manutenção de ar-condicionado?
O filtro de ar é o principal responsável por barrar a entrada de impurezas pelo ar-condicionado. Sua função é, basicamente, reter as partículas de sujeira que passam por ele e fazer a filtragem para que apenas o ar puro entre no carro.
Mas, conforme o uso do carro, a poeira vai “grudando” no filtro e obstruindo a passagem de ar, prejudicando o funcionamento do aparelho. Por isso, de tempos em tempos é necessário trocar esse filtro, procedimento que é bastante recomendado na manutenção.
Além disso, também é muito importante realizar a higienização do ar-condicionado, que garante a limpeza de todo o sistema e remove os micro-organismos que podem ter acabado se alojando nos dutos do aparelho. Essa higienização é feita com produtos especializados e desinfecta o sistema com eficácia.
Em geral, apenas a limpeza é suficiente para sanar a maioria dos problemas do ar-condicionado automotivo. Mas para garantir o seu pleno funcionamento, são feitos também fazer alguns testes para identificar se há alguma rachadura, dano ou falha nesse sistema. O que, em caso positivo, poderá demandar a troca de peças, a recarga do gás, a troca do óleo do compressor do ar-condicionado ou até mesmo a substituição de todo o sistema de ar.