Você, provavelmente, já deve ter transportado um cachorro no carro alguma vez. Apesar de acharmos normal — e muito fofo — os cães andando com a cabeça para fora da janela do veículo, esse comportamento não é nada seguro, tanto para o cão quanto para você. E, claro, o transporte incorreto de animais no carro pode resultar em uma multa de trânsito.
Com isso, iremos explicar todos os cuidados de como transportar cachorro no carro de maneira correta e evitar qualquer eventual problema tanto para você quanto para o seu animal de estimação!
Multa de trânsito para transporte incorreto de cães
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os animais não poderão ser transportados ao lado esquerdo ou entre braços e pernas do motorista, além de também ser proibido o transporte dos bichinhos na parte externa dos veículos, como caçambas, por exemplo.
As multas para quem faz o transporte incorreto dos animais varia de R$85,13 a R$127,69, de acordo com o nível da infração. Além disso, o motorista ainda pode contar com uma punição de 4 pontos na carteira de habilitação, por ser uma infração considerada média pelo CTB.
Como transportar cachorro no carro
Existem diversas maneiras de fazer o transporte dos cachorros corretamente no veículo, que devem ser utilizadas sempre, principalmente em viagens mais longas. Afinal, viajar de carro com segurança depende de diversos fatores que devem estar alinhados, ao levar cães juntos, não seria diferente. Confira as maneiras corretas:
Cinto de segurança
O cinto de segurança mantém o cão seguro junto ao banco do carro. Esses cintos podem ser adaptadores colocados no peito do animal e encaixado no cinto do próprio banco.
Caixa de transporte
As caixas são voltadas para animais de pequeno e médio porte, em que estes serão transportados dentro no veículo. A caixa deve ser espaçosa e com espaço para o cão respirar.
Cadeiras e assentos
Utilizada para cães menores, as cadeiras possibilitam que o animal vá sentado sobre a cadeira, preso com uma coleira no peitoral.
Grades de contenção
A grade de contenção pode dar uma sensação de liberdade maior para o cão, separando somente ele de acessar o banco da frente do carro. Porém esse é o método menos recomendado para ser utilizado, visto que, com uma freada brusca o animal pode se machucar.
Cuidados com o carro para o transporte de cães
Para quem tem o costume de levar o seu pet no carro constantemente, é importante ter cuidados redobrados com o veículo. A manutenção, nesses casos, deve ser feita com mais frequência.
Uma das razões para isso é por conta dos pelos dos pets se acumularem no ar-condicionado. Assim, o ideal é fazer a troca do filtro, higienização e a manutenção do ar-condicionado automotivo, evitando que os pelos acabem obstruindo a passagem de ar.
Observe mais o comportamento do seu cão
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como transportar cachorro no carro, é importante salientar que o comportamento do cão no veículo também pode se tornar um problema para você e ele.
Se notar que o cão não se sente confortável dentro do veículo o ideal é procurar outro meio para transportá-lo. Lembre-se que a audição e os sentidos de um cachorro são mais sensíveis que os nossos, e estar em meio ao barulho do trânsito pode deixá-lo incomodado.