Você para na fila do posto e não sabe qual a diferença entre os tipos de combustíveis que existem no mercado? Ou está pensando em trocar de carro e a economia no combustível é um fator importante na escolha? Se a resposta for sim, em qualquer um dos casos, esse texto é para você!
Abaixo vamos listar os tipos de combustíveis que existem nos postos de abastecimento para você entender mais sobre suas características, vantagens e desvantagens. Vamos lá?
Gasolina
Derivada do petróleo, a gasolina é um dos combustíveis mais utilizados no Brasil e seu valor muitas vezes varia de região para região. Além disso, existem algumas variações desse produto, que são: gasolina comum, aditivada e premium.
A gasolina comum, também conhecida como tipo C, pode ter até 27% de etanol anidro em sua composição, o que pode agredir o motor do carro em longo prazo. Já a gasolina aditivada foi feita para não causar tanto dano, nem ao carro, nem ao meio ambiente. Por outro lado, temos a gasolina premium, que queima mais rápido e traz mais potência ao carro, mas é um pouco mais cara que os outros tipos.
Para mais informações, acesse: Aditivada, Comum ou Premium: em qual bomba eu vou?
Etanol
Conhecido também como álcool, o etanol é um dos combustíveis mais utilizados no nosso país. Mas cuidado, não é qualquer motor que está preparado para receber o produto: a composição do álcool veicular inclui água para não danificar o motor.
Também há o etanol aditivado cujo rendimento e potencialização do motor são maiores, mas seu custo benefício não é muito bom. Tanto o etanol quanto a versão aditivada possuem agentes detergentes para a limpeza do motor, ajudando também a prevenir problemas.
Gás Natural Veicular (GNV)
Uma das opções menos poluentes entre os combustíveis é o GNV. Seus usuários garantem que o gás é um dos mais econômicos e que rendem mais. Sua composição é o metano e, por causa disso, o GNV também precisa de um carro com um motor que suporte o combustível.
Diesel
Carros que aceitam esse combustível possuem um baixo consumo e sua capacidade de aceleração é mais forte por causa das suas bases químicas em carbono e hidrogênio. Contudo, os carros que aceitam o diesel costumam ter uma precificação mais cara. O diesel também possui outras categorias: o diesel S-10, o aditivado e o premium.
O diesel S-10 tem como característica o elevado poder de combustão e menos enxofre. O diesel aditivado, assim como a gasolina, também possui especificações de limpeza das engrenagens do motor, reduzindo o tempo de parada do veículo. Já o diesel premium conta com aditivos multifuncionais, que garantem maior desempenho e proteção ao motor.
Afinal, qual combustível é melhor?
Como explicamos acima, cada veículo possui um tipo de combustível recomendado, mas vai de você escolher as opções que melhor encaixam nas suas necessidades e, claro, no seu bolso. Como bem sabemos, o combustível anda cada vez mais caro, e isso pode pesar na sua decisão.
É por isso que cada vez mais se torna importante adotar medidas que ajudem a reduzir o gasto de combustível. Entre elas, destacamos a importância da manutenção periódica do veículo, realizando a devida troca do filtro de combustível, conforme recomendação do fabricante, assim como a manutenção da injeção eletrônica.
Tenha sempre em mente que a economia de combustível não está apenas no preço oferecido pelo posto, mas também na manutenção preventiva para evitar gastos desnecessários!
Então, o que achou dos tipos de combustíveis? Agora não tem mais erro na hora de escolher o que mais combina com a sua necessidade! Para fazer as revisões do seu carro com segurança e qualidade, conte com a equipe da DRS CAR. Nós sabemos o que é melhor para o seu veículo!
2 comentários. Deixe novo
Parabéns pelo blog, adorei o post!
Obrigado. Venha conhecer nossa loja.