Se você dirige algum modelo de carro mais moderno, é muito provável que você já tenha notado a presença de um indicador de pressão dos pneus no painel do veículo. Esse indicador está ligado diretamente a um sensor alojado na parte interna das rodas, que demonstra como está a calibragem dos pneus do carro.
Para entender melhor o que é, como funciona e como fazer a manutenção do sensor de pressão dos pneus, confira a seguir!
O que é o sensor de pressão dos pneus
Como já falamos brevemente, o sensor de pressão e temperatura do sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS na sigla em inglês), consiste em um indicador que funciona por radiofrequência.
Geralmente, em modelos mais recentes, os carros já contam com os sensores de fábrica, instalados na roda, dentro do pneu ou no bico do pneu. Nos Estados Unidos, todos os carros contam com os sensores de fábrica, obrigatoriamente, desde 2008.
Como funciona o sensor de pressão dos pneus
O sensor funciona por radiofrequência, acendendo a luz do TPMS quando identificado algum problema em um dos pneus. Geralmente a luz liga junto ao veículo, porém se apaga logo em seguida ao ver que os pneus estão na pressão correta. Se a luz continuar acesa significa que a pressão de um dos pneus está com problemas.
A luz também pode acender enquanto você está dirigindo, identificando que algum problema surgiu durante o trajeto em um dos seus pneus. O ideal é encostar logo que isso acontecer e verificar se os pneus estão na pressão correta.
Manter o veículo rodando com a luz do sensor acesa pode prejudicar muito os seus pneus, causando prejuízo da estabilidade e da precisão de direção. Pode afetar controles eletrônicos e aumenta o consumo de combustível e ainda, seu próprio desgaste.
Se eles parecerem inflados você pode seguir até um local para verificar a pressão, porém, se algum pneu aparentar estar vazio você deve substituí-lo na hora e levá-lo até um local para verificar se há presença de algum furo.
Manutenção do sensor de pressão dos pneus
A vida útil da bateria do sensor de pressão dos pneus pode chegar a 10 anos em modelos de última geração. Caso a bateria acabe a luz do TPMS irá acender, pois não consegue mais contato com o sensor.
Além da bateria, é importante você ficar atento ao sensor quando realizar a troca dos pneus. Por ficar em um local muito exposto, a troca de pneus feita sem o devido cuidado pode danificar o sensor, exigindo a manutenção deste.
Caso você identifique algum problema com o sensor do seu veículo, entre em contato em nossa página do serviço de sensor de pressão do pneu na DRS Car.
1 comentário. Deixe novo
Hummm…
Em que carros que o TPMS não falta