A manutenção do carro inclui muitos fatores, podendo ter algumas particularidades bem importantes, começando pela verificação do óleo, geometria, uso do aditivo no radiador, troca da correia do alternador, troca da correia dentada, entre tantas outras coisas possíveis.
É importante destacar que esses processos são delicados e não é qualquer profissional que consegue realizá-los com sucesso. Por esse motivo, todo o cuidado é pouco ao fazer sua escolha. Para compreender melhor esse assunto e garantir a proteção do seu veículo, nós, da DRS Car, vamos explicar para você sobre a correia dentada. Continue lendo esse artigo!
O que é correia dentada e como funciona?
A correia dentada tem como principal função sincronizar o giro do virabrequim juntamente com o comando de válvulas, o que mantém o carro em movimento ideal, impedindo que o pistão se choque com as válvulas do veículo. É conectada por meio de dentes delimitando toda a correia que se fixam as polias do comando(s) de válvula e a polia do virabrequim.
Além dessa demarcação, ela dispõe um tensionador que faz com que a correia permaneça firme e tensionada, o que dá aderência à correia e às polias. Alguns veículos englobam polias de apoio para que a correia fique melhor tensionada.
Correia dentada quebrada
No instante que o motor está em movimento, o sincronismo da correia impede que as válvulas se choquem com o pistão. Mas quando a correia está quebrada ou danificada, o comando da válvula perde o sincronismo com o virabrequim, logo, o comando trava, podendo causar diversos danos ao carro. Quando isso acontece, os pistões se chocam com as válvulas travadas, o que acaba danificando as válvulas e, dependendo da força, danificando até mesmo os pistões do veículo.
Como evitar problemas
A forma de evitar esse tipo de problema com a correia dentada é realizar uma manutenção periodicamente. Também podemos listar a aceleração gradual e suave do veículo, as trocas de marchas suaves, sem forçar muito o motor como fatores que impedirão a tensão inadequada da correia.
Veículos com corrente de comando
Também é importante destacar que alguns veículos utilizam corrente ao invés de correias. Isso ajuda a prolongar o período de troca, pois possui mais resistência que as próprias correias. Por dispor de uma maior resistência e vida útil, ela também apresenta um valor maior, tanto da peça quanto da manutenção.
Viu como é importante a manutenção do carro para uma conservação maior? Você gostou do post? Deixe um comentário nos contando o que você acha mais interessante. Está precisando de revisão em seu veículo? Entre em nosso site agora e faça um orçamento. Até a próxima!
2 comentários. Deixe novo
O texto é só comercial, não cumpre o que o título diz. Ou seja não falou nada sobre quando trocar a Correia. Perdi o tempo lendo.
Bom dia!
Cada montadora e cada modelo de carro tem sua recomendação, sendo necessário que seja consultado o manual do carro para ter a informação correta.
Caso fossemos escrever todas as montadoras e modelos seria muito extenso. Se trata de um texto de informação geral.
Agradecemos seu feedback
Att,
DRS CAR