Descrição
Repara pequenos danos causados pelo desgaste natural de sua utilização. Retificar um motor, significa remontar o motor para estabelecer as condições operacionais e especifidade definida pelo fabricante.
Retifica de cabeçote
A retifica do cabeçote consiste em um procedimento complexo que passa por diversas etapas:
- Testa de estanqueidade(pressão) afim de descobrir possíveis trincas, rachaduras;
- Verificação e soldagem de trincas;
- Analise de face, altura;
- Verificação do alojamento do comando, mandrilhar;
- Plana do topo do cabeçote em casos do procedimento de solda ou empenamento;
- Retifica e/ou substituições de válvulas de admissão e escape;
- Retifica e/ou substituições de sedes de válvulas;
- Verificações de molas, quanto sua elasticidade ou troca das mesmas;
- Substituições de retentores de válvulas;
- Regulagem de pastilhas;
- Verificação dos tuchos hidráulicos de folga de válvulas, se houver;
- Nos casos onde o tucho é mecânico este necessita de regulagem;
- Verificação das roscas de fixação das velas, efetuando correções nas roscas, se necessário; esse procedimento consiste em, no caso de houver deformidade, desgaste ou qualquer outra anomalia nas roscas de fixação das velas, efetuar a correção e conferindo a rosca de velas, efetuando embuchamento.
Regulagem de motor
Verificação do sistema de injeção eletrônica, ignição eletrônica, limpeza dos bicos injetores, teste de vazão, analisador de gases e diagnóstico eletrônico com scanner computadorizado.
Regulagem de válvulas
Importante para manter as características de projeto do motor. A regulagem contribui para preservar a vedação entre a pista das válvulas e seus assentos, e também evita alterações no enquadramento do comando de válvulas.