Descrição
A pastilha de freio é uma dos principais componentes que constitui o sistema de freio, pois é responsável por promover uma desaceleração linear, segura e confortável do seu carro.
Como funciona a pastilha de freio
As pastilhas de freio são acionadas da seguinte maneira:
- o motorista aciona o pedal de frenagem;
- a ativação bombeia o fluido do cilindro mestre para o sistema de freio;
- as pinças recebem a pressão hidráulica, dessa forma empurrando as pastilhas contra o disco;
- as pastilhas envolvem os discos, geram atrito e, como resultado diminuem a aceleração da roda.
Essa frenagem promovida pelas pastilhas é linear, sendo assim, evitando engasgos ou patinadas durante a frenagem, tornando o sistema de freio a disco super seguro para o seu veículo. Entretanto, para que ele funcione de forma plena, é necessário escolher o tipo ideal de pastilha.
Tipos de pastilhas de freio
Existem pastilhas de freio aliás de diversos materiais, que se adaptam melhor a diferentes situações de uso. Os mais utilizados do mercado são:
Pastilhas de cerâmica
Leves e resistente, são as mais indicadas para veículos de alta performance, pois possuem um desgaste lento e é resistente a altas temperaturas. Além disso, causam uma frenagem mais precisa e suave.
Pastilhas metálicas
A melhor opção quando se trata de custo benefício são as pastilhas metálicas. Possuem um bom desempenho e durabilidade, entretanto são mais pesadas e podem representar um gasto maior de combustível.
Pastilhas orgânicas
Estas são as pastilhas com valor mais em conta no mercado. Elas têm boa resistência térmica e frenagem silenciosa, entretanto a durabilidade é menor comparada às outras.
As marcas nacionais mais conhecidas de pastilhas de freio são:
- Cobreq
- Fremax
- Lonaflex
- Ferodo
- Fras-le
- Jurid
- TRW
As marcas importadas mais conhecidas de pastilhas de freio são:
- Ate
- Remsa
Quando trocar a pastilha de freio
É uma peça que funciona com a força do atrito, contudo é normal que com o tempo ela sofra certo desgaste. Entretanto, pelo fato de contarmos com diferentes tipos de pastilhas de freio, para diferentes veículos, finalidades e perfis de motoristas, é muito difícil prever a sua vida útil.
Existem certos indicadores que indicam a vida útil da pastilha de freio. Por exemplo, modelos mais novos de automóveis, como o novo Jetta e o Passat, já contam com um indicador de desgaste das pastilhas no painel.
Se o seu carro não possui este recurso, fique atento aos barulhos, principalmente, quando você aciona o freio. Como por exemplo ruídos metálicos, pois eles podem ser um indicativo de que as pastilhas estão gastas. Logo, precisam ser trocadas.
Por fim, outra maneira de saber se está na hora de trocar as pastilhas de freio é a partir dos quilômetros rodados. Usualmente a cada 5.000 km é recomendada a primeira revisão da peça. Além disso, a vida útil das pastilhas de freio é relativa e a troca fica em torno de 30.000 km.
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