Descrição
A embreagem é o mecanismo responsável por conduzir a força do motor para o câmbio do veículo. Assim como transmitir a rotação do volante do motor até as engrenagens da caixa de velocidades.
As principais funções são transmitir essa força nas arrancadas do veículo e facilitar a troca de marcha. Portanto, a embreagem é fundamental para o funcionamento do veículo.
Já o sistema como um todo é composto pelo platô, disco, rolamento, cabo de embreagem (atuador hidráulico), rolamento e o pedal.
Funcionamento
Durante todo o tempo em que o veículo está ligado, tanto em movimento quanto parado, é necessário que um componente seja responsável por acoplar e desacoplar o câmbio do propulsor.
Nesse meio tempo a embreagem aparece neste caso como uma solução, posicionada entre o motor e a caixa de câmbio, transmitindo a força produzida pela unidade até a caixa. Mas como isso tudo funciona?
Primeiramente tudo começa pelo platô, que é uma peça acoplada diretamente ao volante do motor. Ela é fundamental para fazer com que a saída da inércia seja realizada de maneira suave.
Logo depois ao acionar o pedal, alivia-se o volante sobre o disco, pois desacopla o motor do câmbio. Já ao soltá-lo, o platô pressiona o disco de embreagem contra o volante do motor, dessa forma fechando o mecanismo e garantindo a suavidade na saída da inércia do veículo.
O disco de embreagem, por sua vez, é fixado sobre o eixo piloto da transmissão. Ele é responsável por interligar o motor, o câmbio e o platô. Aliás, é ele que garante o atrito entre os componentes.
Por fim, o rolamento pressiona o centro da mola membrana, nesse meio tempo fazendo com que haja o afastamento das placas de pressão do disco. Isso imediatamente interrompe o envio da rotação do motor para a caixa de câmbio.
- Lembramos que a embreagem também faz parte dos sistemas de carros que possuem câmbio automático e automatizado, entretanto sem a necessidade da ação do motorista para ativar seu funcionamento. Assim, é necessário ter atenção também a esse sistema nesses tipos de veículos.
Quando trocar
O tempo médio de vida útil desse componente é de 40.000 à 60.000 Km rodados, entretanto essa quilometragem pode variar para mais ou para menos, dependendo do estilo de condução do motorista.
Há alguns indicativos que podem indicar algum problema, como por exemplo:
- vibração ao tirar o pé da embreagem;
- pedal da embreagem muito baixo;
- pedal da embreagem muito alto;
- pedal da embreagem duro e pesado;
- ruído ao pisar no pedal da embreagem;
- dificuldade para realizar as trocas de marcha;
- perda de força de transmissão no momento em que tira-se completamente o pé do pedal.
Na DRS CAR comercializamos estes componentes que possuem qualidade superior e bom custo benefício. Atualmente as marcas mais conhecidas no mercado são:
- Sachs
- Luk
- Mecarm
- Valeo
- Taranto
Outra recomendação é realizar as revisões preventivas, pois é uma prática que evita que a embreagem se desgaste por completo sem você saber. Em outras palavras, é a melhor forma de prevenir possíveis incidentes e situações inesperadas por causa do desgaste da peça.
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