Descrição
A caixa de direção, também conhecida por setor de direção, é uma combinação de engrenagens, que conta com a função de converter a rotação do volante em movimento. Em outras palavras, é o que permite controlar as rodas para a direção que deseja seguir.
Quais componentes formam a caixa de direção
Para que o carro se movimente corretamente, é preciso que todos os seus 4 componentes da caixa de direção estejam alinhados, são eles:
Volante
O primeiro componente é uma das peças certamente mais conhecidas do carro, o volante. Este é ligado diretamente à caixa de direção, já que é responsável por direcionar o veículo para onde o motorista desejar.
Pinhão e cremalheira
São duas peças chave no setor de direção. A “coluna” responsável por ligar a caixa ao volante também é ligada ao pinhão. Isso ocorre pois o pinhão é uma peça dentada que faz a troca de direção, mudando a força aplicada no volante transmitindo-a paras as rodas, que fazem o movimento.
A cremalheira por sua vez é como um trilho dentado. Ele é responsável por transferir a força do pinhão no momento do giro para as rodas laterais, assim direcionando corretamente o carro.
Direção assistida
A direção assistida não é encontrada em todas as caixas de direção. Entretanto ela vem se tornando cada vez mais comum nos veículos mais modernos. Esta peça é responsável por tirar a força do volante, deixando-o mais leve para a condução do motorista. Aliás, a direção assistida fazer parte tanto do sistema elétrico como do hidráulico do carro.
Quais problemas são comuns no setor de direção
Agora que você já sabe os componentes deste sistema, dessa forma fica mais fácil de entender quais problemas podem aparecer com o tempo e o uso constante. Veja abaixo os exemplos mais comuns:
Folga na caixa de direção
A folga na caixa é um dos problemas mais comuns que envolve o setor de direção. Isso pode acontecer devido ao desgaste interno ou externo em peças, como o pinhão e a cremalheira. Isso tem como resultado uma folga.
Então, quando o motorista gira o volante, o movimento não é transmitido para as rodas. Em outras palavras, você gira muito mais o volante, mas o carro pouco se move.
Direção pesada
Caso seu carro possua direção hidráulica, a direção pesada é aquele caso que você tem dificuldade na hora de girar o volante. Isso pode ocorrer em virtude de nível de óleo baixo, direção desalinhada, ou ainda problemas com a bomba hidráulica.
Volante trepidando
Algumas trepidações são normais no veículo, mas quando isso ocorre no momento que o carro está devagar e fazendo pouca força, pode ser algum sinal de problema.
Outro sinal de desgaste na caixa e quando o volante segue trepidando. Isso mesmo com o carro balanceado e com os pneus calibrados. Nesse caso você precisará dar uma atenção imediata ao problema.
Ruídos em manobras
Ruídos também podem ser normais em algumas ocasiões, entretanto é necessário sempre estar atento a origem deste barulho. Então, ao perceber que sons estranhos aparecem justamente ao realizar manobras com o volante, recomendamos que você faça uma visita no centro automotivo.
O ideal é que a caixa de direção seja verificada nas revisões programadas a cada 6 meses ou 10.000 Km rodados. Aqui na DRS CAR trabalhamos com peças genuínas e originais. Por fim, preencha nosso formulário para saber mais informações e valores.