Algumas pessoas não levam esse assunto muito a sério, mas o superaquecimento do motor pode se tornar um problema grave e perigoso. Além de prejudicar o desempenho de um veículo, há o risco de danos irreparáveis no seu carro. E, pior ainda: pode oferecer risco a quem utiliza o veículo. Por isso é importante que todo motorista tenha noção das possíveis causas do motor esquentar, para então procurar ajuda.
Quer saber mais? Confira abaixo, então, sete problemas no seu carro que podem estar fazendo o motor esquentar muito!
1 – Termostato defeituoso
O termostato é responsável por manter constante o calor do motor e controlar para que a temperatura fique em um nível adequado para o bom funcionamento. Por isso, se o desempenho deste componente está comprometido, esse pode ser um dos motivos para o aquecimento, já que ele não irá identificar a temperatura correta do motor, impedindo a ventilação e liberação do líquido de arrefecimento.
2 – Falha na ventilação
A ventilação é um dos fatores mais importantes para manter o motor na temperatura ideal quando ele tende a esquentar demais. Por isso, se um ventilador estiver com algum tipo de defeito, ele influenciará diretamente no arrefecimento do carro, prejudicando o sistema que mantém a temperatura constante do motor.
3 – Problemas na bomba de água
Esse problema é bem fácil de entender: se a bomba de água está com algum defeito, ela não vai bombear o líquido pelo sistema de arrefecimento do seu veículo. Ou seja, não será possível resfriar o motor e ele acabará esquento muito mais do que o previsto.
4 – Tampa do radiador mal fechada
A tampa do radiador, quando mal fechada, pode ser um dos motivos do seu motor esquentar demais. Isso acontece porque a água e o vapor quentes acabam saindo pelas frestas, influenciando diretamente no motor do carro. Inclusive, esse pequeno problema também pode gerar aquela fumaça que sai pelo capô.
5 – Líquido de arrefecimento baixo
O superaquecimento do motor pode também estar ligado com nível baixo do líquido de arrefecimento no reservatório. Esse nível não é o problema em si, mas o indício de que algo está errado! Isso porque a água não evapora, ela deve apenas circular no sistema do carro. Portanto, quando o nível está baixo, indica que pode estar ocorrendo um vazamento em alguma parte do sistema ou até mesmo uma evaporação de água pela tampa. Vale conferir!
6 – Falta de óleo
Pode não parecer, mas o óleo também pode ser um dos fatores desse problema. Quando os componentes do motor estão mal lubrificados, seja pela falta de óleo ou pela baixa qualidade do produto, as peças começam a ter mais atrito e, consequentemente, gerar desgaste. Isso prejudica o desempenho do veículo como um todo e até mesmo provoca o calor excessivo. Portanto, lembre-se de cuidar o nível do óleo e escolher produtos de qualidade!
Confira mais em Óleo para motor: saiba como escolher!
7 – Mangueira defeituosa
Se as mangueiras do radiador não se encontram em boas condições, ou mesmo se possuem obstrução na passagem do líquido refrigerante, isto pode causar aquecimento. Uma maneira bem prática de verificar se o fluxo na mangueira está normal é cuidar se ela fica aquecida após o uso do carro. Se continua gelada, é um indicativo de que não está cumprindo seu papel.
Agora você já conhece algumas principais causas do aquecimento do motor, mas não adianta: a melhor forma de resolver o problema é procurar um profissional para verificar seu carro. Enquanto o problema não for resolvido, procure não usar o veículo para não piorar a situação. E para prevenir que o motor esquente, não deixe de fazer as revisões regulares do seu carro. Esperamos ter ajudado! E, lembre-se: para as manutenção do seu veículo, conte com os profissionais qualificados da DRS CAR!