A manutenção da suspensão de carros é uma das maiores dores de cabeça para quase todos os condutores brasileiros. Estradas precárias, com desnivelamento, buracos e falta de asfaltamento são as principais causas dos problemas relacionados à suspensão.
Mas, você sabe onde fazer esse tipo de manutenção? Quanto custa? E os principais itens que precisam ser revisados? Como identificar o problema de suspensão? Vamos responder essas e muitas outras dúvidas.
Como identificar problemas na suspensão do carro?
Acreditamos que o primeiro passo é saber quando identificar um problema relacionado a suspensão.
Primeiramente, uma obviedade: podemos identificar um problema quando o veículo apresenta um rebaixamento anômalo — caso alterações não tenham sido feitas neste.
Outro problema comum é o ruído excessivo e rebaixamento elevado ao frear. É notório e de fácil percepção, como o barulho de uma batida seca. Isso, geralmente, é proveniente de problemas de amortecedor.
A instabilidade em curvas também é um indicativo de problemas relacionados à suspensão, em vista que a estrutura faz o “jogo” entre as rodas e sustenta o carro durante a curva. Nesse caso, a correção do problema deve ser imediata.
Por último e não menos importante, outra maneira simples de identificar esse tipo de incômodo seria em ruas de paralelepípedos. As batidas secas e constantes são um forte indício do problema.
Quais peças são revisadas na manutenção da suspensão?
As principais peças que são analisadas em uma manutenção de suspensão, são:
- Molas;
- Amortecedores;
- Batentes;
- Coxins;
- Bieletas;
- Bandejas;
- Pivôs;
- Barras;
- Terminais axiais.
💡 Um fator que contribui muito na ocorrência de problemas de suspensão é a falta de alinhamento e geometria dos pneus. Elas trazem instabilidade diretamente no volante, fazendo com que a suspensão trabalhe muito mais que o necessário.
E as boas práticas de direção para preservar a suspensão?
Para ter uma vida útil maior no seu sistema de suspensão, infelizmente não há muito o que fazer. Isso porque, cuidar estradas ou ruas esburacadas, além de realizar manutenções preventivas, são as únicas maneiras de evitar o pior.
Quanto tempo até revisar a suspensão do carro?
Em geral, esse tipo de manutenção deve ser realizado a cada 10.000 km rodados, na manutenção preventiva, tamanha a importância que esse item tem para o condutor. Nesta revisão programada, todos os itens da suspensão serão verificados e ajustados caso necessário.
Porém, vale lembrar que a média de vida útil da suspensão, em realidade, é em torno de 50.000 km.
As manutenções preventivas incluem a revisão da suspensão?
Sim, às manutenções preventivas do veículo como um todo incluem esse serviço. Porém, atente-se. Algumas oficinas, por diversos motivos, não olham todos os itens da suspensão. Por isso, você deve (sempre) escolher um local de confiança.
E onde fazer a manutenção da suspensão em Porto Alegre?
Se você é da região de Porto Alegre (RS), tem uma opção de muita qualidade: a DRS CAR. Trabalhamos com peças de procedência garantida e um serviço conhecido pela sua excelência. Acesse aqui nosso site e agende já a sua manutenção de suspensão.