Sistema de lubrificação: componentes, como funciona e revisões

Você sabia que o sistema de lubrificação é responsável por garantir que todas as peças móveis do motor funcionem de forma perfeita? A prevenção, portanto, é muito importante para que não se gere desgaste nem superaquecimento das peças.

Além do funcionamento geral, cada item do sistema de lubrificação tem uma função específica para o bom funcionamento do motor, por isso devemos conhecê-los mais profundamente. Confira abaixo!

Componentes do sistema de lubrificação

Bomba de óleo

Responsável por dar vazão ao óleo lubrificante, a bomba de óleo tem um papel essencial para a lubrificação de cada componente do motor. Ao movimentar as palhetas, localizadas na parte central do motor, se forma uma hélice que impulsiona o lubrificante para o sistema.

Para auxiliar no fluxo constante de óleo, as bombas também possuem em seu interior, canais que direcionam o óleo e uma válvula de alívio de pressão.

Interruptor de pressão de óleo

A eventual queda de pressão do óleo pode trazer deficiências do sistema de lubrificação do motor. Esse interruptor, portanto, é o responsável por avisar o motorista que algo não está certo. Esse aviso pode vir em forma de sinal sonoro ou alerta.

Pescador de óleo

Localizado no motor juntamente com a bomba de óleo, o pescador de óleo é o dispositivo que faz a coleta dos líquidos lubrificantes depositados no cárter. Além de coletar, o pescador também tem uma parte do filtro que é conhecida como peneira, essencial para o processo ser bem feito.

Cárter do motor

É onde o pescador de óleo chega, localizado na parte mais inferior do motor. Geralmente feito de liga metálica, sua função é armazenar o óleo enquanto o motor não está em funcionamento.

Esse nível de óleo é variável, principalmente conforme o tamanho do motor. Grandes embarcações podem acumular centenas de litros de óleo nos cárteres.

Filtro de óleo

Mais conhecida pelos condutores por conta das trocas que são necessárias com mais frequência — a cada troca de óleo, o filtro é essencial para o bom funcionamento do motor.

Nele há uma válvula reguladora de pressão e um canal interno. Na prática, o óleo que chega até o filtro sai puro pelo outro canal, sendo impulsionados pela bomba. Quando o filtro já está saturado, esse óleo sujo acaba contaminando o motor, pois o filtro perdeu sua eficiência.

Como funciona o sistema de lubrificação?

Como comentamos acima, o sistema de lubrificação é essencial para o bom funcionamento do motor. Na prática, ele é basicamente um projeto hidráulico que canaliza o fluído lubrificante em um circuito e mantém o motor lubrificado.

O circuito passa pelos principais componente do motor e distribui refrigeração e fluidez onde há mais atrito ou temperaturas altas. O sucesso do sistema de lubrificação, portanto, é manter o veículo na temperatura ideal, consumo equilibrado de combustível e peças preservadas.

Quando revisar estes componentes?

Os problemas em relação a lubrificação de motor raramente são de fábrica. Eles costumam surgir por negligência dos condutores, que acabam não fazendo as revisões e trocas de peças no tempo correto.

A dica, portanto, é manter uma rotina de revisões programadas. Recomendadas a cada seis meses ou 10.000 quilômetros, é uma certificação de que todos os itens do carro estão em dia e uma prevenção de possíveis problemas.

Se você é de Porto Alegre ou região, aproveite e marque sua revisão programada e mantenha o sistema de lubrificação funcionando perfeitamente! Até mais.

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