Sistema de freio automotivo: conheça a diferença e vantagens de cada um

Cada modelo de automóvel possui suas singularidades, e isso diz respeito também ao sistema de freio utilizado por eles. Por conta disso, nós da DRS Car iremos mostrar a principal diferença entre cada tipo de sistema de freio automotivo, além — claro — de mostrar as vantagens de cada um deles. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Freio a disco

Como o próprio nome já diz, esse sistema de freio consiste em um sistema de frenagem cujo principal elemento são discos ligados diretamente à roda do veículo. Logo, o freio a disco funciona a partir do acionamento do pedal de breque, que gera o contato das pastilhas de freio com o disco de freio, fazendo com que ela perca velocidade.

O disco de freio pode ser encontrado junto ao eixo do carro, enquanto as pastilhas são conectadas às pinças ligadas a suspensão do veículo. O coeficiente de frenagem do freio a disco é linear, e com isso, a  atuação do freio depende da força aplicada ao pedal pelo motorista.

Lembrando que os componentes trabalham em conjunto, a pinça de freio empurra as pastilhas em direção ao disco, fazendo com que o atrito entre os dois diminua a velocidade do veículo.

Você sabe quanto tempo dura a pastilha de freio do seu veículo? 

Vantagens

Entre as vantagens desse sistema de freio estão:

  • Menor chance de perda mecânica e deformação das peças;
  • Melhor performance de frenagem do que os freios a tambor;
  • Mais resistente a mudanças de temperaturas;
  • Manutenção simples.

Veículos que utilizam

Utilizado por veículos de passeio, principalmente no eixo dianteiro. Contudo, pode ser encontrado também nos freios traseiros, em modelos de carros mais sofisticados. São muito comuns na Europa, agora, no Brasil eles não são aplicados em veículos mais pesados por conta do alto valor dos seus componentes.

Freio a tambor

Este sistema de freio usa, ao invés de discos, tambores acoplados ao interior da roda. A principal diferença entre ambos os sistemas de freio está no direcionamento da força aplicada à roda no momento da frenagem.

Aqui, a pressão gerada pelos tambores no freio é vertical, fazendo com que as sapatas sejam pressionadas contra a superfície interior do tambor. No caso dos freios a disco essa pressão é lateral.

Vantagens

As vantagens desse sistema de freio são:

  • Custo de manutenção baixo;
  • Maior durabilidade dos componentes;
  • Menos sujeito a contaminação de elementos externos, como terra;
  • Maior contato de superfície de atrito, proporcionando torque superior de frenagem.

Veículos que utilizam

Comumente encontrado no eixo traseiro de veículos de passeio, porém também pode ser encontrado em algumas máquinas agrícolas e veículos mais pesados.

Freio ABS

O Freio ABS é na verdade um sistema complementar aos sistemas de freio dos veículos, que tem a função de evitar o travamento das rodas em uma frenagem brusca. Funciona através de sensores que medem a velocidade nas rodas.

Ao identificar que a frenagem causará o travamento de uma ou mais rodas, o ABS entra em ação aplicando pressão e soltando continuamente.

Vantagens

As principais vantagens do uso do ABS são:

  • Reduz a distância de parada;
  • Otimiza o atrito entre o pneu e o solo.

Veículos que utilizam

Por lei, todos os veículos, a partir de 2014, são comercializados com o sistema ABS integrado nos sistemas de freio.

Gostou de saber mais sobre os diferentes sistemas de freio automotivo? Independente do que você utiliza, lembre-se que é importante manter a revisão do carro em dia, evitando riscos, como deixar o carro sem freio funcional. Até a próxima!

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