Cada motor de automóvel possui uma faixa ideal de temperatura para funcionar. A maioria dos carros trabalha melhor por volta dos 92 graus célsius e a razão de essa temperatura elevada ser a ideal, na maioria dos casos, é que as peças metálicas, que formam o motor de seu carro, se dilatam.
Neste ponto, atingem a melhor situação para o trabalho, com as folgas entre as peças se tornando ideais. Com isso, diminui o atrito e o desgaste interno, além de gastar menos combustível e responder melhor aos comandos do motorista.
É bom deixar claro que essa situação ideal é exata: nem mais, nem menos, para que o carro tenha um bom funcionamento. O responsável por esse controle de temperatura no motor é o sistema de arrefecimento. Na primeira vez que você liga o carro, durante um dia, existe a circulação de água pelo bloco do motor para que seja atingida a temperatura exigida.
Mantendo a temperatura
A manutenção do motor ligado faz com que a temperatura siga aumentando, o que não é bom para o funcionamento do veículo. Aí, a válvula termostática entra em ação e esta se abre, fazendo com que a água vá até o radiador com o objetivo de torná-la mais fria.
Porém, se você se encontrar em uma situação de trânsito severo a passagem de água até o radiador não será suficiente para diminuir a temperatura. Nesse caso, o sensor de temperatura emite um sinal para ligar uma espécie de ventilador, que se encontra posicionado na frente do radiador: a famosa ventoinha.
Certos veículos contam com a presença de duas ventoinhas, já alguns outros carros apresentam apenas uma. No entanto, esta ventoinha única trabalha com duas velocidades, sendo que a segunda velocidade só é acionada em situação extrema, com aquecimento além daquilo que é considerado normal.
Deixe a água resfriada
Não se esqueça de utilizar aditivos na água do sistema, impossibilitando que a água no veículo ultrapasse os 100 graus célsius. Desta forma, ajuda a lubrificar as peças do motor compostas por metais, o que evita a corrosão. Por fim, compondo o sistema de arrefecimento, temos a tampa do reservatório no qual fica água. A tampa tem uma função semelhante com aquela desenvolvida pela válvula em uma panela de pressão, permitindo que o vapor saia quando a pressão aumenta muito, o que evita explosões no sistema. Jamais abra a tampa com o motor ainda quente. Se fizeres isto, você pode sofrer queimaduras graves. Verifique semanalmente o nível da água.
O superaquecimento pode causar problemas sérios no motor, podendo levar a gastos elevados em conserto.
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