Você sabe qual a diferença entre revisão preventiva e corretiva? A revisão automotiva é fundamental não só para preservar o seu veículo, mas também para garantir a segurança da sua família.
De acordo com o Instituto Scaringella Trânsito, a ausência de revisão preventiva dos automóveis está relacionada a 27% dos acidentes rodoviários e urbanos no Brasil.
Pensando no fluxo de revisões que recebemos aqui na DRS CAR, nós reunimos as principais diferenças entre a preventiva e a corretiva. Assim, você consegue entender melhor a importância do trabalho preventivo nos centros automotivos!
Diferenças da revisão preventiva e corretiva
Revisão preventiva
Como o próprio nome indica, a revisão preventiva corrige as falhas e os problemas antes que eles ocorram. Assim, reduz os custos e aumenta a eficiência da manutenção.
Muitos motoristas deixam de levar o carro na revisão preventiva porque acreditam que é uma forma de economizar, já que seu veículo está em perfeito estado. Esse pensamento está totalmente equivocado!
Com a revisão preventiva, você evita que problemas inesperados aconteçam. Ou seja, essa sim é uma forma de poupar tempo e também dinheiro, já que os custos para corrigir um erro são maiores do que os para prevenir.
Porém, é necessário pesquisar para economizar: uma revisão preventiva básica feita em uma concessionária pode ser até 25% mais cara do que a realizada em um centro automotivo (oficina mecânica).
Por isso, busque um local de confiança e com boas recomendações para a fazer a revisão preventiva do seu carro.
Não sabe onde levar seu veículo?
Saiba mais sobre revisão na concessionária ou na oficina: vantagens e desvantagens.
Revisão corretiva
A revisão corretiva, por outro lado, repara falhas e problemas pontuais que estão ocorrendo, através de ajustes e reposições de peças que já não funcionam mais.
De todos os tipos de revisão, a corretiva é a mais onerosa. Geralmente, ela está atrelada a altos custos de mão de obra e, além disso, pode deixar o veículo fora de circulação por muito mais tempo do que as outras revisões.
Ainda que a revisão corretiva seja esperada (devido à questões incontroláveis, como acidentes e danos causados pela má conservação de estradas), o ideal é que seja evitada ao máximo.
E a forma mais eficiente de evitá-la é realizar a revisão preventiva de acordo com um cronograma de revisões, onde os principais componentes do motor e da carroceria sejam identificados e periodicamente verificados.
Revisão programada
A revisão programada tem tudo a ver com o calendário de manutenções do veículo. É importante que você não limite essas revisões ao período de garanta, já que seu carro precisa de manutenção a vida toda.
No manual do fabricante, está determinado o período ou a quilometragem rodada como determinante de quando as revisões devem ocorrer. Em cada revisão, os mecânicos checam e substituem diferentes componentes do veículo. Quanto mais rodado o veículo for, mais complexa se torna a manutenção.
É de Porto Alegre e região?
Conheça os serviços oferecidos na Revisão Programada DRS CAR!
Um dos maiores benefícios de realizar a revisão preventiva e programada é evitar a necessidade da corretiva.
A conta da oficina fica muito mais cara quando o problema já está instaurado. Trocar o óleo do motor, por exemplo, é bem mais barato do que resolver os desgastes excessivos causados pelo óleo ruim.
Agora que você sabe a diferença entre revisão preventiva e corretiva, fique sempre atento às necessidades do seu carro. E, para um atendimento ágil e de qualidade, conte com os nossos especialistas. Conheça os serviços na DRS CAR em Porto Alegre e solicite um orçamento!