Revisão na concessionária ou na oficina: quais as vantagens e desvantagens

Os carros facilitaram muito as nossas vidas, é verdade. Mas, em certos momentos, o nosso veículo pode dar muitas despesas e preocupações, principalmente depois de anos de uso. Certo? Nessas horas, é normal ficar sem saber em qual lugar levar o carro para fazer a revisão. Afinal, é melhor realizar a revisão na concessionária ou no centro automotivo?

Para ajudá-lo nesta importante questão, trouxemos alguns pontos importantes que precisam ser considerados na hora da escolha. Confira com a gente, abaixo!

Concessionárias x oficinas mecânicas

Para responder a questão sobre qual das opções é melhor, é importante entender que há alguns anos atrás, existia certa polaridade entre concessionárias e as oficinas mecânicas paralelas, ou o famoso “meu mecânico”, ou a “oficina perto da minha casa”, geralmente locais sem as adequadas condições físicas, técnicas e organizacionais.

Porém, esses modelos de oficina, que faziam as coisas sem cuidado, encontram-se em extinção graças ao comportamento mais crítico dos clientes, que exigem novas tecnologias e equipamentos de ponta, além da preocupação com o descarte correto de produtos e resíduos. Tudo isso fez com que as oficinas mais antiquadas se tornassem locais despreparados para a exigência do mercado.

Então, o cenário que vemos hoje são os de Centros Automotivos totalmente preparados para atender o cliente tão bem, e até melhor, do que as concessionárias. Por exemplo, a estrutura de uma oficina mecânica de ponta, como aqui na DRS CAR, oferece salas de espera climatizadas com internet disponível, espaço para trabalho enquanto o veículo encontra-se em revisão, locadoras próprias em caso do cliente deixar o veículo para a revisão e consultores e mecânicos especializados em diversas marcas — o que é um grande diferencial, já que as concessionárias atendem apenas a uma montadora.

Vantagens da revisão no centro automotivo

  • Atendimento realizado por profissionais qualificados, que entendem as particularidades de cada marca e são capazes de realizar um diagnóstico correto a respeito de um possível problema;
  • Serviços oferecidos por valores mais baixos, se comparado com a concessionária;
  • Quando há carros de marcas diferentes na mesma família do cliente, ambos podem ser atendidos no mesmo local, o que acaba resultando em um relacionamento a longo prazo;
  • A estrutura reduzida de funcionários do centro automotivo torna o atendimento muito mais ágil;
  • Os processos de garantia são mais ágeis e eficientes;
  • Ao optar pelo centro automotivo, o cliente recebe uma revisão completa do veículo e não somente uma revisão dos itens básicos, como a troca de óleo e de filtro – algo que geralmente é realizado nas concessionárias. No centro automotivo, todos os sistemas de transmissão, motorização, frenagem e suspensão são revisados;
  • No centro automotivo há uma grande preocupação com o meio ambiente. Todos os produtos que correm risco de contaminação ou são de fato poluentes, como óleos, filtros, estopas, embalagens, pastilhas, velas, cabos e pneus, são descartados da maneira correta, de acordo com a legislação vigente.

Desvantagens da revisão na concessionária

  • Frequentemente, as revisões realizadas pelas concessionárias são feitas apenas a cada 10.000 km de rodagem. Ao chegar o momento da segunda revisão, o cliente acredita que a concessionária irá fazer um trabalho completo, o que acaba não acontecendo;
  • Na concessionária, o valor do serviço é maior, em comparação com o centro automotivo;
  • Já que a concessionária corre à risca o manual do fabricante, muitas vezes alguns itens que ainda estão em bom estado acabam sendo trocados sem necessidade;

Revisão em centros automotivos com a garantia protegida

Quando falamos em carro zero, saiba que é possível fazer revisões fora da rede de concessionárias sem perder a garantia do seu veículo. Porém, a concessionária precisa atestar que o seu automóvel está em perfeitas condições para manter a garantia.

Por isso, é recomendável uma “revisão mais pesada” e com um profissional de confiança. Depois disso, é preciso levar o carro para a concessionária para fazer a revisão agendada e receber o selo de manutenção.

Se você ainda não está familiarizado com a frequência das revisões e o que precisa ser feito, verifique as dicas em Revisão de carro: quando fazer e o que ter atenção!

Casos especiais

Se o seu carro é um semi-novo ou já está com você há mais de um ano, então, pode escolher tranquilamente uma oficina particular para ter um melhor custo-benefício!

Mas, independentemente da sua escolha, é importante certificar-se de que o profissional responsável pelo trabalho leia o manual do fabricante. Lembre-se que uma manutenção preventiva é fundamental para o perfeito funcionamento do seu carro, seja ele novo ou usado.

Sempre solicite um orçamento

Para não ter nenhuma dúvida sobre qual serviço escolher, lembre-se de pedir um orçamento na concessionária e comparar os valores cobrados nos centros automotivos particulares.

Esperamos que as dicas de revisão na concessionária ou na oficina especializada dadas acima sejam úteis para você fazer a melhor escolha para o caso do seu veículo. Para ajudar nessa decisão, não esqueça de ler as nossas dicas sobre quando fazer a revisão do carro e cuidados necessários. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir