A embreagem é utilizada inúmeras vezes por dia pelo motorista, exceção para quem possui sistema de câmbio automático. Você já sabe que, para diminuir gastos, a aposta é na manutenção preventiva do carro. Portanto, nada de se lembrar da embreagem só quando der problema!
A função básica da embreagem é a ligação progressiva do motor em relação à transmissão nas arrancadas e, também, permitir facilidade na troca de marcha, proporcionando o trabalho perfeito do sincronizador da caixa de mudança.
Dicas de preservação
Para que a embreagem seja preservada a primeira dica é: cuidado com os seus pés. O velho hábito, mesmo que involuntário, de descansar o pé no pedal da embreagem, provoca um acionamento parcial da embreagem, o que gera calor e também desgaste prematuro do sistema.
Outro erro comum é, quando parar o carro na sinaleira ou em um cruzamento, em subida, segurar o carro na embreagem. O certo é usar o freio de mão ou o freio. Na hora de sair, basta liberar embreagem e freio ao mesmo tempo, diminuindo o desgaste do primeiro.
Respeite as características de seu automóvel, evite andar por terrenos de baixa aderência ou enfrentar subidas fortes com carga muito pesada caso o seu carro não seja feito para isso e para essa finalidade. Todo uso intenso do sistema de embreagem causa desgaste, o que pode causar a queima de disco.
No uso diário, note se a embreagem está macia ao ser acionada (caso não hidráulico). Verifique, também, se o acionamento é progressivo e sem ruídos. Se for diferente disso, faça uma inspeção no veículo e troque o cabo caso necessário.
O rompimento do cabo torna a utilização do veículo uma missão complicada, só funcionando com arranque e imobilização aos trancos e a troca das marchas no tempo. Sem falar que a utilização do carro nessas condições heroicas pode causar outros problemas.
O pedal tem estar corretamente regulado: nem alto nem baixo. Lembre-se sempre: ao colocar tapete no assoalho, este não pode atrapalhar na utilização da embreagem.