Hoje em dia, praticamente todos os veículos são equipados com ar-condicionado, proporcionando mais conforto e bem-estar ao motorista e os passageiros. Agora, imagine essa cena: você está dirigindo o seu carro, indo ou voltando do trabalho, o trânsito está carregado e calor insuportável. Você vai ligar o ar-condicionado e… nada, ele não funciona. Parece um pesadelo, não é?
É justamente para evitar surpresas desagradáveis como essa que se recomenda realizar a manutenção de ar-condicionado automotivo com frequência. Esse procedimento é importante, inclusive, para evitar problemas respiratórios aos ocupantes do carro. Isso porque, quando em bom funcionamento, o aparelho vai filtrando os poluentes do ar, impedindo que esses micro-organismos sejam respirados pelos passageiros.
Sabendo da sua importância, confira neste post como funciona a manutenção do ar-condicionado automotivo e quando você deve fazê-la, para evitar ao máximo os prejuízos!
O que é feito na manutenção de ar-condicionado?
O filtro de ar é o principal responsável por barrar a entrada de impurezas pelo ar-condicionado. Sua função é, basicamente, reter as partículas de sujeira que passam por ele e fazer a filtragem para que apenas o ar puro entre no carro.
Mas, conforme o uso do carro, a poeira vai “grudando” no filtro e obstruindo a passagem de ar, prejudicando o funcionamento do aparelho. Por isso, de tempos em tempos é necessário trocar esse filtro, procedimento que é bastante recomendado na manutenção.
Além disso, também é muito importante realizar a higienização do ar-condicionado, que garante a limpeza de todo o sistema e remove os micro-organismos que podem ter acabado se alojando nos dutos do aparelho. Essa higienização é feita com produtos especializados e desinfecta o sistema com eficácia.
Em geral, apenas a limpeza é suficiente para sanar a maioria dos problemas do ar-condicionado automotivo. Mas para garantir o seu pleno funcionamento, são feitos também fazer alguns testes para identificar se há alguma rachadura, dano ou falha nesse sistema. O que, em caso positivo, poderá demandar a troca de peças, a recarga do gás, a troca do óleo do compressor do ar-condicionado ou até mesmo a substituição de todo o sistema de ar.
Quando fazer a manutenção?
A manutenção do ar-condicionado automotivo – com troca de filtro de ar e higienização completa – deve ser feita a cada 6 meses. Se você costuma viajar bastante em estradas de chão, vale a pena verificar o desempenho do filtro de ar com mais frequência, já que a entrada de poeira será excessiva. O mesmo vale se você costuma transportar o seu pet no veículo, pois os pelos deles podem acabar concentrando mais bactérias no filtro do ar.
E, claro, é importante sempre lembrar que todos esses itens também serão verificados durante a sua revisão programada, que é de extrema importância para a “saúde” do seu carro.
Agora você já entende a importância da manutenção do ar-condicionado automotivo e sabe quando fazê-la, certo? A DRS CAR conta com uma equipe especializada, que vai poder tirar todas as suas dúvidas. Aqui, garantimos o bom funcionamento do seu carro e a segurança da sua família. Por isso, não deixe de entrar em contato e solicitar um orçamento!
1 comentário. Deixe novo
[…] Sempre que se fala em economizar combustível, uma das primeiras dicas é: maneirar no uso do ar-condicionado. Mas, mais do que isso, um cuidado importante é com a limpeza desse componente! Se o filtro do ar-condicionado estiver sujo ou obstruído, ele vai exigir muito mais força e, consequentemente, gastar mais, além de poder trazer prejuízos para a sua saúde. Para saber como identificar e resolver esse problema, confira o texto que publicamos sobre manutenção do ar-condicionado automotivo! […]