O catalisador é um componente do sistema de emissões, responsável por converter gases nocivos em substâncias menos prejudiciais ao meio ambiente. Contudo, mesmo que seja feito para durar a vida útil do veículo, ainda assim pode apresentar problemas caso haja falhas em outros componentes ou o combustível utilizado seja de má qualidade.
Por isso, trouxemos mais detalhes para você sobre o funcionamento do catalisador em um veículo, a importância de sua manutenção adequada e os métodos de diagnóstico de problemas.
Você sabe qual o papel do catalisador em seu veículo?
O catalisador funciona através da conversão de gases tóxicos, como monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, em gases menos prejudiciais ao meio-ambiente, como dióxido de carbono, nitrogênio e vapor de água.
Além disso, ele é composto por um núcleo cerâmico ou metálico, revestido com metais preciosos, como platina, paládio e ródio, que servem como catalisadores para acelerar as reações químicas que ocorrem durante o processo de conversão.
Ou seja, quando os gases de escape passam pelo catalisador, as reações químicas são iniciadas e os gases tóxicos são transformados em gases mais amigáveis.
Por conta desse papel, o catalisador é um componente obrigatório em veículos modernos, justamente para atender aos padrões de emissões regulatórias.
Qual a necessidade de manutenções dessa peça?
Em geral, o catalisador não requer manutenção regular, pois é um componente projetado para durar a vida útil do veículo. No entanto, se estiver danificado ou apresentando algum problema, pode precisar de reparo ou substituição.
Algumas das causas de danos incluem o uso de combustível de má qualidade, que pode conter impurezas que danificam o material, ou a presença de contaminantes no combustível, como chumbo, que também pode afetar o funcionamento da peça.
Além disso, a falha de outros componentes do veículo, como velas de ignição, sensores de oxigênio ou válvulas EGR, pode causar danos ao catalisador. Sendo assim, podemos concluir que a manutenção regular do veículo como um todo, assim como do sistema de emissão, são essenciais para garantir o bom funcionamento do catalisador.
Como saber quando o catalisador está com problema?
O motorista irá perceber alguns sinais de alerta, como:
- cheiro forte de combustível;
- perda de potência do motor;
- aumento no consumo de combustível;
- falhas na partida ou luzes de advertência do painel.
Nestes casos, é recomendável que o veículo seja levado a um centro automotivo de confiança para avaliação e reparo do catalisador, se necessário.
É importante lembrar que, diferentemente do Brasil, em muitos países, é ilegal remover ou desativar o catalisador de um veículo, pois isso viola as regulamentações de emissões. Inclusive, a remoção dessa peça pode afetar o desempenho do veículo, causar problemas de funcionamento do motor e aumentar as emissões de poluentes.
E como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico de problemas com o catalisador deve ser feito por um profissional qualificado, que pode usar uma variedade de ferramentas e técnicas para determinar a causa do problema.
Os métodos mais comuns, são:
👉 Verificação do código de falha do motor (DTC): o sistema de gerenciamento do motor do veículo pode registrar um código de falha se houver um problema com o catalisador ou outro componente do sistema de emissões. O profissional pode usar o programa de diagnóstico para ler esses códigos de falha e determinar a causa do problema.
👉 Teste de fluxo do ar: o profissional também pode avaliar o fluxo de ar no sistema de escape usando um medidor. Se este fluxo for restrito, pode indicar um problema no catalisador.
👉 Teste de eficiência do catalisador: é possível utilizar um analisador de gases de escape para medir a eficiência do catalisador. Se ele não estiver convertendo os gases adequadamente, há um indício de problema.
👉 Inspeção visual: basicamente, é inspecionar visualmente o catalisador para verificar se há danos ou obstruções.
👉 Teste de pressão: com um manômetro, dá para medir a pressão no sistema de escape. Se ela estiver acima do normal, isso pode indicar um problema com o catalisador.
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