4 práticas sustentáveis: como atuar de forma ambientalmente correta

Aliar a produtividade a uma maior consciência ambiental não só é possível como também é cada vez mais necessário. As empresas devem se adaptar aos novos parâmetros se desejam continuar expandindo os seus mercados, aderindo a uma nova consciência ambiental.

No post a seguir, nós, da DRS CAR, vamos abordar algumas práticas sustentáveis que devem ser adotadas para que uma empresa seja percebida tanto pelos seus pares quanto pelo seu público-alvo como uma empresa que atua de forma ambientalmente correta.

É importante ressaltar que o descarte correto dos resíduos, de acordo com a legislação brasileira, é de responsabilidade das empresas, descrito na Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), na Política Nacional de Saneamento Básico (Lei 11.445/2007) e na Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/1981).

A organização é responsável por montar um plano de gestão de resíduos e cuidar do gerenciamento, transporte, tratamento e destinação final dos mesmos. Este processo acaba onerando os serviços prestados pela empresa — já que, apesar de criar diretrizes e fiscalizar a atuação das empresas, o governo não tem um papel ativo neste ciclo.

Dessa forma, o consumidor acaba sendo protagonista neste processo, ao passo que quando opta por adquirir os produtos de uma empresa que atua de maneira responsável pelo meio ambiente, ele também acaba estimulando a realização de boas práticas neste setor.

A seguir, elencamos as 4 principais práticas sustentáveis de acordo com o que presenciamos em nossa rotina de trabalho como oficina! Confira:

1 – Descarte correto de resíduos sólidos

Todas as empresas, em seu processo produtivo, acabam gerando algum excedente de material. No caso das oficinas, este material pode ser plástico, borracha, metal ou vidro, por exemplo.

Pneu Resíduo Sólido
EBC

A equipe da empresa deve estar preparada para separar estes resíduos e levá-los para o estabelecimento que fará o descarte ou reaproveitamento correto. Este local pode ser um centro ou uma cooperativa de reciclagem, por exemplo. No caso de pneus usados ou em mau estado, estes podem ser entregues aos revendedores, que farão a destinação correta.

É muito importante que a sua equipe esteja treinada e atenta aos conceitos de responsabilidade ambiental. No caso do filtro de ar sujo, por exemplo, se estiver contaminado deverá ser direcionado para a incineração ou processamento. Se não for o caso, o item deverá ser encaminhado para reciclagem. Esse cuidado é extremamente necessário ao realizar a manutenção de ar-condicionado automotivo.

2 – Descarte correto dos resíduos líquidos

Um dos principais componentes líquidos nas indústrias e também nas oficinas mecânicas é o óleo lubrificante, produto que reduz o desgaste de máquinas e motores, em geral, e também auxilia no controle da temperatura.

Óleo Lubrificante
Brasil Caminhoneiro

A fórmula original do óleo lubrificante contém elementos químicos tóxicos como cromo, cádmio, chumbo e arsênio. Além da composição original, ao entrar em contato com motores, o óleo ganha na sua composição componentes como ácidos orgânicos, cetonas e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, que são tóxicos para a saúde do homem e do meio ambiente.

Ainda é preciso destacar que o óleo lubrificante não é biodegradável e permanece na natureza por anos. Se for jogado no esgoto, inclusive, pode comprometer o funcionamento das estações de tratamento — um litro de óleo para motor, por exemplo, pode contaminar um milhão de litros de água. Já se for descartado no solo, pode matar a vegetação do local e torná-la infértil.

A maneira correta de descartar o óleo lubrificante é devolvê-lo para as refinarias, que irão tratá-lo e reaproveitá-lo da melhor forma. Dentro das oficinas mecânicas, uma boa solução para que o produto não seja “espalhado” pode ser impermeabilizar o piso. Assim, quando o chão da oficina for limpo, os líquidos podem ser direcionados para uma caixa de filtragem, que manterá o óleo ali até que ele seja corretamente descartado.

3 – Redução do desperdício de energia elétrica

O uso de energia elétrica pode representar um grande custo para qualquer empresa. Na oficina mecânica, você pode reduzir o uso de energia aproveitando ao máximo a luz natural, por exemplo. Uma boa dica também é utilizar telhas translúcidas no local.

Você pode substituir as lâmpadas convencionais por lâmpadas LED, que utilizam menos energia elétrica. Em uma oficina mecânica, o equipamento campeão de gasto de energia elétrica é o elevador de veículos. Realize todas as tarefas de uma vez só na oficina, evitando o sobe e desce desnecessário do equipamento.

4 – Reaproveitamento de água

A água da chuva pode ser reaproveitada tanto para a limpeza da própria oficina quanto para a lavagem de carros. Especialistas afirmam que é possível perceber a diminuição do consumo já no primeiro mês. Você pode fazer a instalação de calhas no telhado que destinarão a água para um reservatório nos dias chuvosos.

Por fim, selos e certificações são importantes para que a sua empresa seja reconhecida no mercado como uma empresa verde. A certificação mais popular é a ISO 14001. Entre as oficinas mecânicas, também é possível obter o Selo Verde do Instituto de Qualidade Automotiva.

Como a DRS CAR faz a sua parte

Nós, da DRS CAR, descartamos os filtros de ar-condicionado, óleo lubrificante, filtro de combustível, estopas (utilizada na limpeza), embalagens plásticas, itens ferrosos como discos de freio, pastilhas e amortecedores, borrachas (correias e cabos), vidros e lâmpadas, plásticos, papelão e pneus de maneira correta, de acordo com a legislação e os parâmetros de mercado.

Além disso, a nossa empresa utiliza somente lâmpadas de LED, que consome menos energia e reaproveitamos parte da água da chuva em alguns dos seus processos. Esperamos que o post tenha sido útil para você saber um pouco mais sobre as principais práticas sustentáveis adotadas pelas empresas. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir