A partir do dia 30 de junho de 2019, a nova placa Mercosul deverá ser usada em todos os veículos (carros e motos) registrados no país. Ao menos essa foi a última data estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a implementação do novo padrão de chapas, após diversos adiamentos.
O novo modelo deverá ser instalado em todos os veículos novos, os que fizeram transferência para outro município ou de propriedade, os que estão em mudança de categoria e em outros casos que exigem a substituição das placas, como furtos e avarias. Os demais veículos não têm data-limite para a adaptação e podem continuar a circular com as placas atuais.
Como fazer
O procedimento de emplacamento deve ser realizado no Detran de cada estado. Com o recebimento da autorização para a confecção da placa, o dono do veículo deve procurar uma das empresas estampadoras licenciadas e solicitar o novo modelo padrão. Já com a placa em mãos, o proprietário deve retornar ao Detran para buscar a autorização de expedição do documento novo e fazer a colocação da placa padrão no local.
Os preços das novas placas padrão Mercosul custam entre R$ 190 e R$ 250, dependendo de cada estado. O tamanho da placa continua o mesmo do modelo antigo (40 cm x 13 cm).
Como vai ficar a sua nova placa
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o novo modelo vai manter todas as letras da placa antiga, além do primeiro e dos dois últimos números. Já o segundo número será trocado por uma letra.
Por exemplo, a placa que atualmente é assim: AAA-1234, ficará assim: AAA-1C34. Nesta mudança, o zero corresponde à letra A, o 1 à letra B, o 2 à letra C e, assim por diante, até o número 9.
Alta tecnologia e mais segurança
A placa Mercosul possui um QR Code, que contém todas as informações do novo modelo, desde a identificação do fornecedor até o número, data e ano e modelo de fabricação do carro, além de ser rastreável. O departamento de polícia de cada estado poderá identificar imediatamente onde a placa foi confeccionada e se ela pertence realmente ao veículo utilizado.
Outro item de segurança da nova placa é a marca d´água, que evita a falsificação e dificulta a clonagem. O modelo ainda possui o distintivo BR e, no lado direito, a bandeira do país.
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a placa Mercosul já está sendo adotada pelos Detrans de sete estados: Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. Atualmente, quase 1 milhão de veículos circulam com o novo modelo de chapa no país.
Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a solucionar o problema do seu carro. Se precisar de algum auxílio especializado, conte sempre com a DRS CAR. Nossos profissionais estão sempre prontos para atendê-lo!