O nome é bem parecido, mas os significados são diferentes. É amante de veículos — ou está começando a entender elementos para realizar a manutenção do seu carro — e quer saber mais sobre estas duas expressões?
Confira nosso conteúdo e entenda melhor a diferença entre câmbio automático e automatizado.
Principais características do câmbio automático
O câmbio automático possui um sistema de engrenagens com tamanhos diferentes e que estão simultaneamente engatadas entre si. Na hora da direção, eles oferecem conforto, segurança e maior facilidade para a condução do motorista.
Ele também é chamado de epicíclico, pois as marchas são definidas por sistemas epicicloidais (o que faz seu funcionamento ser mais suave que o câmbio manual e o automatizado).
Esse tipo de transmissão já não é novidade ou luxo no mercado automobilístico, pois já é encontrado em carros populares. Carros com câmbio automático não possuem embreagem, mas sim um componente chamado conversor de torque que realiza a comunicação entre a caixa de transmissão e o motor.
Sistemas cada vez mais atualizados já apresentam até 10 tipos de marchas diferentes que mudam automaticamente de acordo com a velocidade do veículo e a rotação do motor.
O câmbio automático permite autonomia do motorista, ou seja, se quiser realizar as trocas por si só, é possível. Abaixo, confira as principais características do câmbio automático em um rápido resumo:
- Possui um valor mais caro para aquisição em comparação ao automatizado;
- A manutenção corretiva é cara pois precisa de especialistas;
- A manutenção preventiva, como troca de óleo, evita ainda mais a manutenção corretiva;
- Consome mais energia da bateria do carro para funcionar;
- É um sistema complexo, por isso, oferece maior conforto ao condutor.
Principais características do câmbio automatizado
Assim como nas transmissões manuais, o câmbio automatizado possui embreagem e é operado totalmente por sistemas elétricos do veículo e de um computador. Sua operação é semelhante ao do manual, com a diferença de que pode ser usado eletronicamente.
No mercado, é possível notar a existência dos câmbios automatizados de dupla embreagem. Ou seja, obviamente possui duas embreagens, sendo uma para marcas pares (e também para a ré) e outra para ímpares.
Desse modo, todo tipo de marcha que não estiver em uso fica pré-engatada, mantendo-as aquecidas, atentas ou melhor, prestes a serem utilizadas. Em resumo, as principais competências deste tipo de transmissão, são:
- o sistema de troca de marcha é igual ao de um sistema manual;
- a vantagem é que o acionamento da embreagem é feita hidraulicamente;
- não é muito confortável, já que a mudança de marca apresenta trancos;
- embreagem dupla não existe tranco pois a marca é pré-engatada;
- consumo mediado da energia do veículo para funcionar perfeitamente;
- sua manutenção é bem simples, contudo, mais frequente;
- câmbio normal não é caro, já o de embreagem dupla não é barato.
Manutenção câmbio automático e automatizado
Uma diferença importante de salientar entre os câmbios é a respeito da manutenção, principalmente ao se tratar de valores.
Os câmbios automáticos dificilmente contarão com algum tipo de problema, porém caso aconteça é melhor você estar preparado. Por se tratar de um sistema complexo e muito específico, existem poucas oficinas especializadas no assunto, tornando o serviço mais caro.
Já nos câmbios automatizados, os problemas podem ocorrer mais comumente, sendo as ocorrências geralmente sobre a embreagem. Por se tratar de uma peça mais comum, a manutenção costuma ser mais prática e seu valor muito mais em conta.
Seja para realizar a manutenção do câmbio automático ou manutenção do câmbio automatizado, nós, da DRS CAR, oferecemos ambos serviços para você. Para mais detalhes, visite-nos ou deixe um comentário aqui mesmo!