Como fugir da aquaplanagem? E como reagir em casos extremos?

O inverno costuma ser bastante chuvoso em várias regiões do país, como no Sul. Por isso, os condutores devem redobrar os cuidados na direção ao atravessar pistas molhadas. Não só a aquaplanagem é um problema, como, também, uma pequena quantidade de água pode ser suficiente para que os pneus percam a aderência ao solo, inclusive causando acidentes. Sem falar na perda da visibilidade durante os dias chuvosos.

Se o veículo perder a aderência ao solo nos quatro pneus, o condutor corre o risco de perder totalmente o controle do veículo. Para evitar este problema, confira algumas dicas gerais que devem ser observadas:

  • Em dias de chuva, conduza com a velocidade reduzida, respeitando o limite da via;
  • Mantenha os seus pneus em ótimo estado de conservação e também procure mantê-los calibrados;
  • Uma dica para manter os pneus equilibrados é fazer o rodízio entre os quatro pneus, já que geralmente os pneus dianteiros, devido a sua força de tração, acabam se desgastando antes. O recomendado é que o rodízio seja feito quando chegar o momento da revisão do veículo, a cada 10 mil km rodados.

Mas, como reagir em uma situação de aquaplanagem?

Se, mesmo com todos esses cuidados, você acabar passando por uma situação de aquaplanagem, confira o passo a passo que você deve seguir:

  • Reduza a velocidade e tire o pé do acelerador no momento que você perceber que está aquaplanando. Se você tiver um sistema ABS de freio, os efeitos da frenagem serão minimizados;
  • Mantenha as duas mãos firmes no volante. A tendência neste caso é que o seu carro faça um giro, então mantenha o volante firme;
  • Espere os pneus voltarem a ter contato com a pista novamente.

Além disso, é importante que você mantenha a calma neste momento, para conseguir executar essas ações de forma tranquila.

Checklist de cuidados para evitar a aquaplanagem

Confira o checklist a seguir para você não precisar se preocupar com a aquaplanagem:

  • Esteja atento ao estado dos seus pneus. Eles não devem estar abaixo do limite de desgaste para ter aderência ao solo e, consequentemente, reduzir o risco de aquaplanagem. Por isso, verifique se os seus pneus estão em bom estado.
  • Confira também se a suspensão do seu veículo está firme. A suspensão mantém a estabilidade do veículo, evitando trepidações e mantendo os pneus em contato com o solo. A revisão deste sistema é feita geralmente a cada 10 mil quilômetros rodados. Algo que pode indicar que o sistema precisa de revisão é algum barulho ou ruído estranho: isso pode indicar a troca de algum componente;
  • Um sistema de freios de qualidade também pode fazer a diferença nesta situação. A função de antitravamento por exemplo, disponível no sistema ABS, mantém o carro estável durante a frenagem.
  • Para que todos os itens acima estejam sempre em bom estado, é muito importante que você faça a revisão programada, que faz a manutenção de diversos sistemas e peças do seu carro.
  • Limpador do para-brisa (palhetas) garantem melhor visibilidade durante a chuva, podendo antever a pista molhada.

Agora é só pegar as dicas e colocá-las em prática para que nenhuma situação inesperada aconteça nesse inverno, principalmente envolvendo a aquaplanagem. Se você é de Porto Alegre, passe na DRS CAR para fazer a revisão programada ou qualquer um dos outros serviços citados no checklist!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir