Aditivada, comum ou premium: em qual bomba eu vou?

Errar na escolha do combustível pode se tornar um problemão logo a seguir. Uma escolha equivocada pode resultar no menor aproveitamento do motor, não contando com toda sua potência e, também, em problemas mecânicos. Por exemplo: colocar gasolina aditivada ou premium em um carro que há muito tempo utiliza gasolina comum costuma causar entupimentos nos bicos injetores e no carburador.

Quanto à relação custo x benefício, a própria Agência Nacional do Petróleo aponta que não existe grande diferença no consumo de combustível em situações de velocidades mais altas. No entanto, na utilização do dia-a-dia, no trânsito da cidade, existe sim disparidade do consumo da gasolina comum contra o que é gasto ao utilizar a gasolina aditivada ou premium.

Mas, afinal, quais são as diferenças entre a gasolina comum, a gasolina aditivada e a gasolina premium?

A aditivada é a gasolina comum com um pacote de aditivos detergentes que servem para manter limpo o sistema de alimentação. Na questão octanagem, a comum e aditivada são iguais. Aí reside a particularidade das gasolinas premium, pois elas apresentam maior octanagem.

Geralmente as gasolinas premium trazem benefícios ao motor do carro por causa do baixo nível de depósito do combustível, além de gerar mais desempenho e ser mais amigável ao meio ambiente.

É possível que um carro que só utiliza gasolina comum passe a andar com gasolina aditivada. Mas, essa mudança, quando ocorrer, deve ser de maneira gradativa e no máximo 10% do tanque deve ser preenchido com aditivada a cada troca nesse processo, até completar a totalidade do tanque. Uma mudança abrupta pode causar entupimentos e mau funcionamento do sistema de combustível no carro.

No reservatório de partida a frio, recomenda-se o recebimento de gasolina aditivada, já que esta impede o acúmulo de goma, também conhecida por verniz, que é resultado de um processo natural proveniente da oxidação da gasolina.

Quanto aos motores flex, é bom lembrar que qualquer proporção é permitida na mistura álcool e gasolina e não é impedimento para qualquer um dos tipos de gasolina para interagir com o etanol, ficando a critério do motorista qual usar.

Evite andar com o carro na reserva! Além dos transtornos óbvios, a falta de combustível pode acarretar a queima da bomba de combustível.

Siga o manual do proprietário para a escolha do combustível ideal para o seu carro e não esqueça que os especialistas da DRS Car estão sempre prontos para ajudar você e seu veículo!

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