É muito comum entre os motoristas ter algum tipo de imprevisto durante uma viagem ou até mesmo no dia a dia dentro da cidade. Por causa disso, o importante é que as pessoas estejam preparadas para qualquer tipo de problema que possa acontecer.
Um deles é a troca de pneu do carro, que pode causar dúvidas em muitos condutores. Justamente por causa disso é que nós, da DRS CAR, fizemos esse texto, para auxiliar você a entender sobre o processo de troca e os principais cuidados que você deve ter em relação aos pneus. Confira como é simples e fácil!
Antes de trocar um pneu…
Para que não aconteça imprevistos, uma boa dica é ficar de olho no estado dos pneus do seu veículo. Um pneu gasto ou em estado ruim é totalmente perceptível, já que os sulcos podem desaparecer e criar deformações na borracha.
Esse tipo de anomalia pode significar que as peças de suspensão perderam sua eficiência ou a geometria está fora dos padrões, isso pode levar ao desgaste irregular dos pneus e até mesmo estourar. Para evitar esse tipo de problema é importante a realização da revisão programada, conforme a orientação do fabricante, para verificar o estado e eventuais manutenções necessárias.
Outra dica bem importante é verificar a pressão e a calibragem dos pneus com certa frequência, indicado a cada 15 dias. Sua irregularidade prejudica a vida útil do pneu, o que pode acarretar em trocas desnecessárias.
Trocando o pneu
Para trocar um pneu, o ideal é ficar de olho nos detalhes específicos e ter cuidados durante o processo. Veja só algumas dicas:
Sinalize que seu veículo está com problema
Se você tiver que trocar o pneu em uma estrada ou próximo a uma via movimentada, não esqueça de ligar o pisca-alerta e colocar o triângulo a uma distância segura para sinalizar que há um veículo com problemas a frente.
Apoie os pneus
Para evitar que o carro ande durante a troca do pneu, utiliza objetos pesados na frente das rodas para garantir segurança para quem está trocando o pneu e evitar qualquer tipo de acidente.
Use o macaco
Um dos pontos principais na troca do pneu é fazer o levantamento parcial do carro. A dica é conferir o manual de instruções do carro, pois neles geralmente há explicações corretas sobre o local exato para colocar o macaco no seu carro
Use a chave de roda
Não adianta levantar o carro e não ter a ferramenta certa para desparafusar as peças que prendem a roda no carro: a chave de roda. Ela é fundamental para retirar e colocar as porcas e os parafusos.
Depois de retirar essas peças, é feita a troca do pneu com problema pelo estepe, colocando os parafusos e as porcas de volta. Mas cuidado, certifique-se de que eles estejam bem presos para evitar acidentes!
Viu como é fácil trocar um pneu? Mas para evitar que esse tipo de imprevisto, garanta as devidas manutenções, entre elas geometria, balanceamento e rodízio. Isso evita a necessidade de troca de pneu no meio da suas férias, por exemplo. Para qualquer dúvida entre em contato com a DRS CAR e conheça nossos serviços!