Se você é um deles e quer saber algumas formas de deixar o carro mais econômico, confira as seis dicas que nós, da DRS CAR, separamos para você!
1 – Mantenha o ar-condicionado limpo
Sempre que se fala em economizar combustível, uma das primeiras dicas é: maneirar no uso do ar-condicionado. Mas, mais do que isso, um cuidado importante é com a limpeza desse componente! Se o filtro do ar-condicionado estiver sujo ou obstruído, ele vai exigir muito mais força e, consequentemente, gastar mais, além de poder trazer prejuízos para a sua saúde. Para saber como identificar e resolver esse problema, confira o texto que publicamos sobre manutenção do ar-condicionado automotivo!
2 – Fique em dia com as revisões
A manutenção é sempre importante mas, quando falamos de economia, ela é essencial e indispensável. Muitas vezes você percebe um barulhinho aqui, um vazamento ali e prefere ignorar por medo dos gastos possíveis. A questão é que, quando deixamos passar tempo demais, os problemas podem se agravar e vai acabar saindo ainda mais caro! Portanto, faça revisões periodicamente e procure um profissional sempre ao primeiro sinal de qualquer problema!
Veja mais em: Revisão de carros: quando fazer e no que ter atenção?
Um dos itens revisados são os fluidos e seus respectivos filtros, que devem ser verificados para saber se chegou a hora de fazer a troca ou substituição (no caso dos filtros). Mas também existem vários outros componentes que são analisados na revisão e que são muito importantes para manter a qualidade do carro.
3 – Calibre os pneus
Pode até não parecer, mas a calibragem dos pneus influencia bastante no consumo de combustível. Além, é claro, da qualidade do pneu, que terá sua durabilidade aumentada consideravelmente se for bem cuidado. Portanto, a dica é que você mantenha os pneus sempre calibrados, de acordo com as orientações do fabricante ou conforme necessidade.
4 – Faça balanceamento e geometria
A geometria é feita na direção e o balanceamento nas rodas e pneus, mas ambos fazem total diferença na estabilidade do carro e evitam o desgaste dos pneus. Ou seja, além da economia que geram, justamente por prevenir desgaste e esforço excessivos, são essenciais para o bom funcionamento do veículo.
Saiba mais em Balanceamento de pneus: entenda a importância dessa manutenção!
5 – Mantenha a injeção eletrônica em dia
Muitas vezes as falhas nas velas de ignição não são percebidas no uso do carro no dia a dia, mas, com o tempo, é possível perceber o gasto de combustível aumentar. Isso porque esse é um componente essencial para a combustão do veículo e deve ser trocado de acordo com a orientação do fabricante, mantendo-o sempre em boas condições.
Para a limpeza completa do sistema de injeção eletrônica, que também é essencial para o bom funcionamento do veículo, pode-se utilizar um produto chamado STP que limpa desde o tanque reservatório até a câmara de combustão.
6 – Utilize condicionador de metais
Para melhor preservação dos sistemas do seu carro, é possível utilizar um produto que se chama condicionador de metais. Apresentado de forma líquida, sua principal função é reduzir o atrito e, consequentemente, os desgastes das superfícies metálicas do motor, que são causadas pela ação da temperatura, pressão e fricção.
Com essa redução de atrito entre as peças, consequentemente se diminui o desgaste delas, o que garante maior durabilidade. Além dessas vantagens, o legal é que o condicionador de metais não atrapalha o desempenho do óleo base do motor!
Viu só como são soluções simples? E nós, da DRS CAR, garantimos que elas farão toda a diferença na qualidade e economia do seu carro. Não deixe de fazer uma revisão programada para verificar se está tudo dentro dos conformes e, se precisar, é só entrar em contato conosco!