Suspensão e Amortecedores

O sistema de suspensão do carro tem como funções manter a estabilidade, a trepidação, as oscilações e garantir que as rodas permaneçam em contato com o solo, ou seja, é responsável por todo o equilíbrio do veículo.

Pela importância desse sistema para o carro, é recomendado que se faça a manutenção preditiva, levando em consideração as especificações dos fabricantes de cada peça do sistema de suspensão, bem como ir a uma loja especializada sempre que surgirem ruídos anormais.

Peças do sistema de Suspensão

Os amortecedores

É um componente essencial do sistema de suspensão, sua função é interligar as molas, ajudando a amenizar as irregularidades do solo. Se surgirem ruídos dessa parte do carro, pode ser sinal de que os amortecedores estão gastos. Faça a troca deles, pois os outros componentes podem ser comprometidos.

As molas no sistema de suspensão

Junto com o amortecedor, compõe a função principal de amortecimento das irregularidades da pista. Devido à sua flexibilidade, a mola é o componente com maior eficiência para filtrar as imperfeições das estradas. As molas podem ser de dois tipos: feixe de molas ou helicoidal. A falta de estabilidade do carro com barulho fora do normal na suspensão pode ser causada pelo desgaste da mola.

Braço oscilante na suspensão

O braço oscilante tem como função dar apoio à coluna de suspensão, que é articulável, e ao chassi. Fique atento à dirigibilidade, pois se estiver comprometida e acompanhada de barulhos da suspensão, pode ser por causa da bucha desgastada ou danificada.

Pivô da Suspensão

Sua função é auxiliar a coluna da suspensão no que envolve o movimento de subir e descer do veículo, permitindo o ângulo de oscilação do braço. Os ruídos do sistema são indicadores de desgaste.

Barra estabilizadora

É responsável pela ligação entre as colunas de suspensão e também o principal responsável pela estabilidade do veículo em alta velocidade nas curvas e nas retas, ficando presa à carroceria por buchas de ligação a as colunas por bieletas. O barulho na suspensão e a falta de estabilidade indicam problemas nesse componente.

 

 

< VOLTAR
scroll up